Home / América Central e Caribe / Caribe Neerlandês / São Martinho (Saint-Martin, Sint Maarten): a ilha para metade neerlandesa e para metade francesa
Philipsburg, Great Bay, Sint Maarten. Author and Copyright Marco Ramerini
Philipsburg, Great Bay, Sint Maarten/São Martinho. Author Marco Ramerini

São Martinho (Saint-Martin, Sint Maarten): a ilha para metade neerlandesa e para metade francesa

A ilha de São Martinho (Saint-Martin/Sint Maarten) com 87 km² tem a distinção de ser dividida entre a França e os Países Baixos. Pertence à França só a parte norte com um total de 53 quilômetros quadrados, enquanto a parte sul com 34 km² pertence aos Países Baixos.

A parte francesa da ilha de Saint-Martin (Collectivité d’outre-mer de Saint-Martin) é uma colectividade ultramarina francesa localizada nas Pequenas Antilhas entre as Ilhas Virgens para o oeste, a ilha de Anguilla para o norte, a ilha de Saint-Barthélemy para o sul-oeste e a ilha de Saba para o sul. O lado neerlandês da ilha (Sint Maarten) faz parte das Antilhas Neerlandesas.

A localidade principal do lado francês é o centro de Marigot, enquanto a localidade principal do lado neerlandês é Philipsburg. A ilha de Tintamarre faz parte do território francês.

A ilha é montanhosa e a montanha mais alta é o Pic Paradis com 424 m, localizado do lado francês. A principal atividade económica da ilha é o turismo.  Mas a agricultura é praticada também com algodão e cana-de-açúcar ao lado da pesca.

QUE VER: AS PRAIAS DA ILHA DE SÃO MARTINHO (SAINT-MARTIN/SINT MAARTEN)

A ilha de São Martinho (Sint Maarten/Saint Martin) é um importante destino turístico no Mar do Caribe, tanto do lado francês que do lado neerlandês a ilha tem várias praias. Os folhetos turísticos indicam um total de 34.

Algumas praias são muito populares, especialmente as do lado neerlandês da ilha, onde muitas vezes perto das praias encontram-se grandes complexos hoteleiros. Enquanto as praias do lado francês são menos intensivamente exploradas e provavelmente por esta razão são as mais interessantes para visitar.

Na parte neerlandesa não perca uma visita à famosa Maho Beach. Esta praia está perto da pista do aeroporto, onde você pode ver e fotografar o desembarque de aviões atrás da praia.

Do lado francês as duas praias na ilha de Pinel são muito bonitas, que podem ser alcançadas em 10 minutos de barco da ilha principal. Outra praia para visitar na parte francesa é o Orient Bay (Baie Orientale). Para aqueles que viajam com crianças uma praia com águas rasas e sombra é Le Galion. Entre as praias do lado neerlandês a praia de Great Bay é cheia de vida na localidade principal de Philipsburg.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 87 km²: 53 km² a parte francesa, 34 km² a parte neerlandesa
  • População: 75.000 (situação em 2007): 36.000 na parte francesa e 39.000 na parte neerlandesa
  • Localidades principais: Marigot na parte francesa e Philipsburg na parte neerlandesa
  • Línguas oficiais:  Na parte francesa a língua oficial é o francês e na parte neerlandesa as línguas oficiais são o inglês e o neerlandês
  • Religião: Cristãos: Católicos e Protestantes
  • Moeda: Euro (EUR) na parte francesa e o dólar americano (USD) na parte neerlandesa
  • Fuso horário: UTC-4

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM SÃO MARTINHO (SINT MAARTEN/SAINT-MARTIN)

Booking.com