Home / América Central e Caribe / Caribe Neerlandês / Bonaire: o paraíso para mergulhadores
O recife de coral de Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism
O recife de coral de Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism

Bonaire: o paraíso para mergulhadores

A ilha de Bonaire está localizada no sul do Caribe e é a mais oriental das ilhas chamadas ABC, ou seja, as ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao. A ilha está localizada a cerca de 90 quilômetros ao norte da costa da Venezuela. Embora seja cerca de 40 km da vizinha ilha de Curaçao. No passado fazia parte das Antilhas Holandesas, hoje é um município especial dos Países Baixos.

Na ilha, que é habitada por mais de vinte mil pessoas, além do holandês, inglês e espanhol, fala-se o papiamento, língua crioula originária das Antilhas Holandesas. Bonaire ocupa uma área de quase 300 km². Também faz parte disso a pequena ilha de Klein Bonaire, que fica a menos de um quilômetro da costa da ilha principal.

Salinas, Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism
Salinas, Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism

A ilha é basicamente plana. Apenas o extremo norte da ilha é relativamente montanhoso. Mas o pico mais alto da ilha, o Monte Brandaris, tem apenas 240 metros de altura. Na parte sul existem salinas extensas e coloridas. A capital da ilha, a cidade de Kralendijk, está localizada ao longo da costa leste na parte centro-sul da ilha.

A costa de Bonaire é pontilhada por lagoas. Essas áreas úmidas fornecem habitat excelente para uma grande variedade de aves aquáticas. A paisagem interior é árida e cheia de cactos. Existem inúmeras árvores e arbustos, incluindo o Pau Brasil (Paubrasilia echinata), a Divi Divi (Libidibia coriaria) e a Cabaça (Lagenaria siceraria).

Kralendijk, Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism
Kralendijk, Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism

TURISMO

O turismo é a principal fonte de renda da economia da ilha. Os navios de cruzeiro costumam parar na ilha. Para conhecer a ilha, é recomendável alugar um carro. Há uma grande variedade de tipos de acomodação disponíveis, incluindo hotéis, resorts, pequenas pousadas e casas de férias.

PRAIAS

A ilha possui mais de 22 praias, algumas de areia branca e fofa, outras com seixos de coral e pedaços de conchas. Bonaire é famosa entre os mergulhadores por ser um dos melhores destinos do mundo para mergulhos realizados a partir da costa. A ilha atrai surfistas de todo o mundo. O ponto mais conhecido dos surfistas é Lac Bay, na parte sudeste. Enquanto a praia ideal para kitesurf é a de Atlantis localizada ao longo da costa sul.

Flamingos, Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism
Flamingos. Photo Credit Bonaire Tourism

Se você quiser fazer mergulho com snorkel, uma excelente praia é a Te Amo Beach em Kralendijk, enquanto mais ao sul estão a Bachelor’s Beach e a Pink Beach. A área de Lac Cai também é boa para mergulho com snorkel. No norte da ilha, Playa Chikitu é uma bela baía onde as tartarugas põem seus ovos. Outras praias no norte são 1000 Steps, Playa Benge, Boka Slagbaai, Playa Frans, Playa Funchi e Wayaka.

Se você tem filhos pequenos, uma excelente praia é Sorbon, localizada na parte sul da ilha. Aqui, uma baía protegida e águas rasas permitem que as crianças se banhem com segurança.

A costa da ilha de Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism
A costa da ilha de Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism

MUITA PARTE DO TERRITÓRIO E O MAR DA ILHA ESTÁ PROTEGIDO

Bonaire foi a primeira ilha caribenha a ter um parque marinho protegido. Atualmente, mais de 20% da área total da ilha é área protegida (Parque Nacional Washington Slagbaai) e 100% das águas que a circundam são áreas protegidas (Parque Nacional Marinho).

Rincon.
Rincon. Photo Credit Bonaire Tourism

A ilha é o local de nidificação de flamingos. Aqui você pode encontrar o Santuário do Flamingo em Pekelmeer e a lagoa Slagbaai. A ilha é um dos criadouros mais importantes da população de flamingo do sul do Caribe.

Para mergulhadores, o Parque Marinho oferece um total de 86 locais de mergulho. Os locais de mergulho estão quase todos localizados ao longo da costa oeste e ao redor de Klein Bonaire. Alguns dos locais de mergulho têm acesso por barco, enquanto outros são acessíveis diretamente da costa.

Washington Park.
Washington Park. Photo Credit Bonaire Tourism

KLEIN BONAIRE

A ilha de Klein Bonaire é cercada por um grande recife de coral intacto e há algumas áreas de nidificação de tartarugas marinhas. Tartarugas-verdes (Chelonia mydas) e tartarugas-de-pente (Eretmochelys imbricata) vivem e fazem seus ninhos nas águas à sua frente. Enquanto tartarugas marinhas comuns (Caretta caretta) nidificam ali. A principal atração para os visitantes da ilha é o mergulho e snorkel no recife de coral imaculado que a rodeia.

O recife de coral.
O recife de coral de Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism

O CLIMA

A ilha possui um clima quente e seco. Bonaire está localizada fora da área caribenha afetada por ciclones. Isso torna as férias na ilha perfeitas em qualquer época do ano. A temperatura média anual é de 27,8 ° C. Enquanto a temperatura média da água do mar é de 26,7 ° C. As chuvas são muito escassas. Os meses relativamente mais chuvosos são os de outubro, novembro e dezembro. O clima é ensolarado o ano todo.

As cores da ilha de Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism
As cores da ilha de Bonaire. Photo Credit Bonaire Tourism

COMO CHEGAR

A ilha é servida por um aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional Flamingo, que está localizado imediatamente ao sul da capital da ilha, Kralendijk. Bonaire está bem conectada com voos diretos para algumas das outras ilhas do Caribe, particularmente Aruba e Curaçao, e os Estados Unidos. Enquanto com a Europa, está conectada por voos diretos KML partindo de Amsterdã. O avião é a única forma de chegar à ilha, de fato não existem serviços de balsa que conectem Bonaire com as ilhas de Aruba e Curaçao.

Regras: É proibido retirar corais ou conchas. Finalmente, observe que drones não são permitidos na ilha.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: