Home / Europa / Eslovénia / Maribor/Marburg an der Drau: a segunda maior cidade da Eslovénia

Maribor/Marburg an der Drau: a segunda maior cidade da Eslovénia

Maribor/Marburg an der Drau com 130.000 habitantes é a segunda maior cidade da Eslovénia, localizada na Baixa Estíria ao longo das margens do rio Drava/Drau a 273 metros acima do nível do mar. A cidade está situada numa posição favorável no cruzamento das principais rotas europeias ao longo do rio Drava/Drau entre o Pohorje, as colinas eslovenas e o Kozjak.

A cidade originou no século XII, primeiro como um castelo e em seguida como uma área de mercado ao redor do castelo. Na Idade Média a cidade foi o centro das comunidades judaicas na área. Entre os séculos XIII e XV surgiu no sudeste da cidade o gueto judeu, composto por casas, a sinagoga, o cemitério judaico e a escola talmúdica. Os judeus foram expulsos em 1496 por decreto de Maximiliano I.

No século XIII Maribor ganhou privilégios de cidade e desde então estava sob o controle dos Habsburgos, de cujo império foi membro até o final da Primeira Guerra Mundial e até então a cidade era conhecida pelo seu nome alemão de Marburg an der Drau. Durante a Segunda Guerra Mundial Maribor caiu sob controle alemão e a cidade foi ocupada pelos nazistas em abril de 1941.

O centro de Maribor tem muitos edifícios medievais, incluindo os restos das muralhas da cidade e várias torres. As ruínas do primeiro castelo de Maribor, construído no século XI, encontram-se na colina Piramida. Entre os edifícios religiosos fica a Catedral de Maribor, um edifício gótico, que remonta ao século XIII. A antiga sinagoga, que data do século XIV, é agora um museu e está entre as mais antigas sinagogas da Europa. O município de Maribor (Mariborski rotovž) é em vez um edifício no estilo renascentista.

Maribor é agora um dos principais destinos turísticos da Eslovénia, graças à cidade velha interessante no estilo austríaco e à atração da estância de esqui do Mariborsko Pohorje, que fica nos arredores da cidade, onde a cada ano são realizadas corridas do Campeonato Mundial de Esqui Alpino. A cidade é sede da mais antiga planta de videira do mundo, chamada Žametovka. A sua idade é estimada em mais de 400 anos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com