Home / Oceania / Niue / Niue: um atol de coral elevado

Niue: um atol de coral elevado

Niue é um atol de coral elevado. É um dos maiores do mundo com 260 km² e está localizado no sul do Oceano Pacífico a leste de Tonga, no sul de Samoa e a oeste das ilhas Cook. É um território livre, associado à Nova Zelândia. A localidade principal é a aldeia de Alofi, localizada ao longo da costa oeste da ilha. A ilha, rodeada por recifes de coral, é formada ao longo da costa por penhascos íngremes com inúmeras cavernas e cavidades de calcário e tem um planalto central, que eleva-se a 68 metros acima do nível do mar.

A economia da ilha de Niue é baseada na agricultura. Trata-se principalmente do cultivo de coqueiros, de taro e também da pesca. Parecia ter sido recentemente descoberto um depósito de urânio, mas pesquisas mais precisas têm mostrado, que a primeira prospecção foi incorrecta. O turismo está em desenvolvimento e a ilha tem um aeroporto, que há ligações aéreas com Auckland na Nova Zelândia.

Habitada por uma população polinésia desde 900 d.C., a ilha de Niue foi descoberta em 1774 pelo famoso capitão britânico James Cook, que a chamou “Savage Island” por causa da forte reação dos habitantes na sua tentativa de desembarcar.

Em meados do século XIX chegaram na ilha missionários da Sociedade Missionária de Londres (London Missionary Society), que difundiram o cristianismo. Hoje todos os habitantes da ilha professam esta religião.

Foi somente no início do século XX, que a ilha de Niue tornou-se um protetorado britânico e em seguida tornou-se parte da colónia britânica da Nova Zelândia. Niue ganhou a sua independência formal em 1974 como um Estado em livre associação com a Nova Zelândia.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 260 km²: terras aráveis 27%, prados e pastagens 4%, florestas 19%, terras incultas e improdutivas 50%
  • População: 1.600 (situação em 2007) – polinésios 85%, europeus 15%
  • Localidade principal: Alofi.
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês e o niueano.
  • Religião: Cristandade 100% – congregacionalistas 75%, adventistas 10%, católicos 10%
  • Moeda: Dólar da Nova Zelândia (NZD).
  • Fuso horário: UTC-11

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com