Home / América do Sul / Chile / Chile país de contrastes: desertos, montanhas e geleiras

Chile país de contrastes: desertos, montanhas e geleiras

Chile (República de Chile/República do Chile) é uma república presidencial situada no sudoeste da costa da América do Sul. O país está banhado do Oceano Pacífico a oeste, limitado a norte pelo Peru, em direcção nordeste pela Bolívia e a leste pela Argentina. A Ilha de Páscoa, a ilha Sala y Gómez, as ilhas Juan Fernández e as ilhas Desventuradas no Oceano Pacífico fazem parte do Chile.

Chile estende-se do norte para o sul por 4.300 km. Por um lado há o Oceano Pacífico e por outro lado os Andes. O norte do Chile é uma área extremamente árida, onde fica o Deserto do Atacama, uma das áreas mais áridas do planeta.

A Cordilheira dos Andes, que estendem-se a todo o comprimento do país, do planalto da Bolívia ao fim da Terra do Fogo. No norte da cordilheira estão os mais altos picos, que são algumas vezes superiores a 6.000 metros. Aqui estão os grandes cones vulcânicos do San Pedro com 6.063 m, de Socompa com 6.031 metros, de Llullaillaco com 6.723 metros, de Cerro del Tupungato com 6.550 metros. O vulcão Ojos del Salado com 6.880 m é a maior elevação do país. O Chile possui cerca de 200 vulcões dos quais 55 estão ainda ativos.

Ao sul destes maciços a Cordilheira dos Andes torna-se gradualmente menor. A parte sul da montanha atinge a altura máxima pelo Monte San Valentin com 4.058 metros. Outras belas montanhas desta área são o Fitz Roy ou Cerro Chaltén com 3.375 metros e as Torres del Paine com 2.750 metros. A seção oeste da Terra do Fogo faz parte do Chile.

O promontório do Cabo de Horn numa ilha do arquipélago da Terra do Fogo é o ponto mais meridional do continente americano. Os rios do Chile são curtos por causa do curto espaço entre a cadeia andina e o oceano. Na parte sul do país são extensas bacias de água doce, incluindo o Lago General Carrera ou Buenos Aires com 1.850 km², o qual é partilhado com a Argentina e o Lago Llanquihue com 860 km², dominado pelo vulcão Osorno com 2.652 metros.

A economia do Chile é uma dos mais fortes da América Latina. É baseada na mineração, em especial no cobre e no molibdênio, dos que Chile é um dos primeiros produtores mundiais. Também há extração de ferro, prata, gás natural, ouro, manganês, zinco, enxofre e de petróleo. Entre os principais produtos agrícolas existem trigo, batatas, beterraba, cevada, aveia, vinho e frutas. Há criação de ovinos, aves, suínos, bovinos, lhamas e alpacas. A pesca é importante. A indústria está principalmente ligada à transformação de produtos agrícolas como alimentares, açúcar, vinho e carne ao lado de indústria têxtil. Graças às inúmeras belezas naturais do país como o deserto de Atacama, a Ilha de Páscoa e o Parque Nacional Torres del Paine o turismo é cada vez mais uma fonte de renda.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Supertfície: 756.626 km²: área arável 5,6%, prados e pastagens 18%, florestas e arbustos 21,8%, terras incultas e improdutivas 54,6%
  • População: 16.284.000 (situação em 2007) mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 65%, europeus 30%, ameríndios 5%.
  • Capital: Santiago do Chile.
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol.
  • Religião: Católicos 70%, Protestantes 15%.
  • Moeda: Peso (CLP)
  • Fuso horário: UTC-4, no verão UT-3.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM SANTIAGO DO CHILE

Booking.com