Home / Europa / França / Catedral de Notre-Dame de Paris: a igreja mais famosa de Paris

Catedral de Notre-Dame de Paris: a igreja mais famosa de Paris

A bela e famosa catedral gótica de Notre-Dame de Paris está localizada na parte oriental da Île de la Cité no centro da cidade.

A catedral foi construída a mando do Bispo Maurice de Sully em vez da antiga catedral românica de St. Etienne. O trabalho começou em 1163 e foi concluído 200 anos mais tarde. O Papa Alexandre III chegou para lançar a pedra fundamental da obra. A igreja foi saqueada e danificada durante a Revolução Francesa. Entre 1841 e 1864 foi restaurada pelo arquiteto Viollet-le-Duc

A fachada tem três portais, que são diferentes uns dos outros, encimada pela Galérie des Rois. No centro no topo está colocada entre duas janelas gradeadas a rosácea oeste, construída entre 1220 e 1225 e depois acima da rosácea são os arcos da Grande Galérie e acima dos quais erguem-se duas torres de 69 metros de altura.

Nas laterais estão o Portail du Cloître e a Porte Rouge, encimados por uma rosácea cada um. Estas duas rosáceas (rosácea Norte e Sul) foram construídas entre 1250 e 1260. As rosáceas norte e oeste tem ainda os vitrais originais intactos, enquanto a rosácea sul foi reconstruída. Vários contrafortes caracterizam a abside da igreja. O pináculo, que foi adicionado durante a restauração do século XIX e executado em madeira de carvalho, é coberto com chumbo duma altura de 90 metros.

O interior da Catedral é monumental com cinco naves, 48 metros de largura e 130 metros de comprimento com belos vitrais. O grande órgão Cavaillé-Coll foi construído em 1863.

Outro destaque é o tesouro de Notre-Dame. São mantidas na catedral relíquias importantes da cristandade: Um prego e um pedaço da cruz de Jesus e um espinho da coroa de espinhos. Fazem parte do tesouro relíquias sagradas como cruzes e cálices, santuários, manuscritos medievais e o manto de coroação de Napoleão I.

Por 380 passos pode subir à torre sul a partir da qual pode desfrutar duma vista maravilhosa da cidade e do rio Sena.

COMO CHEGAR: Para chegar à Catedral de Notre-Dame pode usar as estações de Métro Cité e Saint-Michel.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com