Home / América do Sul / Chile / Anakena: A praia mais bonita da ilha de Páscoa
Anakena, Ilha de Páscoa, Chile. Autor e Copyright Marco Ramerini
Anakena, Ilha de Páscoa, Chile. Autor e Copyright Marco Ramerini

Anakena: A praia mais bonita da ilha de Páscoa

A ilha de Páscoa é famosa pela sua misteriosa civilização com a construção das enormes estátuas de pedra vulcânica, chamadas “moais”. A ilha está localizada nos chamados mares do sul nas águas do Oceano Pacífico Sul e faz parte das ilhas da Polinésia. Mesmo os seus habitantes originais são polinésios e falam uma língua semelhante ao taitiano. Mas a ilha tem um aspecto, que não lembra as espetaculares ilhas polinésias cheias de vegetação tropical, lagoas brilhantes e mar de cartão postal.

A ilha de Páscoa tem uma paisagem árida e uma vegetação pobre. As suas costas são rochosas e selvagens, formadas por uma sucessão de rochas vulcânicas negras, onde quebram as poderosas ondas do Oceano Pacífico. Muitas vezes as ondas batem contra os penhascos, que atingem até centenas de metros de altura como acontece com os dois vulcões Rano Kau e Poike. Ao longo das costas da ilha existe uma excepção: A praia de Anakena.

Localizada quase na metade da costa norte a menos de 20 km do único centro habitado da ilha, Hanga Roa, a praia de Anakena é a mais semelhante a uma praia dos mares do sul. A baía de Anakena é uma bela enseada em forma de lua crescente, formada por areia de coral branca e banhada por um mar de belas cores azuis. A praia é cercada por uma plantação de coqueiros, a única da ilha. Este é um ótimo lugar para relaxar por algumas horas e tomar um banho nas águas quentes e calmas do Oceano Pacífico. Ao lado do estacionamento, localizado no final da estrada – não o primeiro, que encontra, mas o próximo – existem alguns restaurantes pequenos, onde pode saborear empanadas excelentes e sumos deliciosos de frutas.

Ahu Nau Nau, Anakena, Ilha de Páscoa, Chile. Autor e Copyright Marco Ramerini

Ahu Nau Nau, Anakena, Ilha de Páscoa, Chile. Autor e Copyright Marco Ramerini

De acordo com a tradição oral do povo Rapa Nui a praia de Anakena é o lugar, onde os primeiros habitantes da ilha desembarcaram: Aqui chegou a expedição polinésia liderada por Hotu Matu’a, o primeiro rei de Rapa Nui. Parece que isso aconteceu entre 700 e 1100 d.C.. Atrás da praia encontram-se numa posição muito cênica as sete estátuas do Ahu Nau-Nau. Quatro estátuas são encimadas pelo característico chapéu de rocha vermelha, que vem da pedreira de Puna Pau, e uma estátua é desprovida dele, enquanto as outras duas não têm a cabeça.

Uma outra plataforma para os moais está localizada mais perto do mar. Aqui está um moai único: A antiga estátua de Ahu Ature Huke. Este moai foi o primeiro da ilha a ser restaurado e transferido para o seu lugar original pelo explorador norueguês Thor Heyerdahl em 1956.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: