Home / América Central e Caribe / Costa Rica / Costa Rica: parques naturais, vulcões e florestas

Costa Rica: parques naturais, vulcões e florestas

A Costa Rica (República de Costa Rica/República da Costa Rica) é uma república presidencial localizada na América Central. O país está limitado no oeste e sudoeste pelo Oceano Pacífico e no nordeste pelo Mar do Caribe e limitado ao norte pela Nicarágua e no sudeste pelo Panamá. O litoral estende-se por mais de 1.200 km, dos quais mais de 1.000 km do lado do Oceano Pacífico e 200 km no Mar do Caribe.

A costa do Pacífico é caracterizada por numerosos promontórios e penínsulas com baías, enseadas e praias de areia branca, enquanto a costa do Mar do Caribe é baixa e reta. Também faz parte da Costa Rica a Ilha do Coco (Isla del Coco com 24 km², localizada a 500 km de Puntarenas no Oceano Pacífico.

O país é em grande parte montanhoso. Três serras atravessá-lo de norte a sul: a Cordilheira de Guanacaste, a Central e a de Talamanca.  Entre as duas últimas fica a Meseta Central, um planalto fértil de 1.000 metros de altura, onde estão as principais cidades do país.

A Cordilheira de Guanacaste e a Cordilheira Central são principalmente maciços vulcânicos incluindo o Arenal com 1.670 m, o Tenorio com 1.920 m e o Miravalles com 2.028 m na Cordilheira de Guanacaste e o Poás com 2.704 m, o Turrialba com 3.329 m e o Irazú com 3.432 m na Cordilheira Central. Os mais altos picos da Costa Rica encontram-se no sul da Cordillera de Talamanca, onde está a montanha mais alta do país: o Chirripó Grande com 3.820 m. O principal rio do país é o San Juan, que marca a fronteira com a Nicarágua e deságua no Mar do Caribe.

A agricultura é o sector económico mais importante da Costa Rica. Bananas e café são as principais culturas, seguido pelo tabaco, o algodão, o cacau, a borracha e a cana-de-açúcar. São importantes também a madeira e a pecuária. Costa Rica é o país mais industrializado da América Central, principalmente trata-se de pequenas empresas em relação ao tratamento de produtos agrícolas. Ainda mais importante é o turismo, especialmente o ecoturismo em parques nacionais do país.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 51.100 km²: terras aráveis 10,4%, prados e pastagens 45,8%, florestas e arbustos 30,7%, terras incultas e improdutivas 13,1%
  • População: 4.133.000 (situação em 2007): europeus 87%, mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 7%, africanos e mulatos (descendentes de europeus e africanos) 3%, asiáticos 2%, ameríndios 1%).
  • Capital: San José.
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol.
  • Religião: Católicos 90%, Protestantes 8%.
  • Moeda: Colón costa-riquenho (CRC)
  • Fuso horário: UTC-6.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM COSTA RICA

Booking.com