Home / Europa / Portugal / Guimarães: uma cidade medieval no norte de Portugal

Guimarães: uma cidade medieval no norte de Portugal

Guimarães com 50.000 habitantes, localizada no norte de Portugal a 50 km do Porto e a uma curta distância de Braga, é uma cidade histórica conhecida como o berço da nação portuguesa. Guimarães foi a primeira capital da nação e nasceu aqui o primeiro rei de Portugal: D. Afonso I.

Em 2001 Guimarães foi incluída na lista do Património Mundial da UNESCO. A cidade é um excelente exemplo da evolução dum assentamento medieval numa cidade moderna. Os seus tesouros arquitetônicos testemunham a evolução da arquitetura portuguesa entre o século XV e o século XIX.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE GUIMARÃES

O monumento mais antigo da cidade é o castelo, um exemplo típico da arquitetura do século X. No interior dele pode visitar a antiga residência real.

Nas imediações do castelo são a antiga igreja românica de São Miguel do Castelo do século XII e o Paço dos Duques de Bragança, um enorme palácio construído no século XV por D. Afonso I, Duque de Bragança. No interior é um museu com tapeçarias flamengas, cujas imagens retratam as conquistas portuguesas do Norte da África.

A igreja de Nossa Senhora da Oliveira é sem dúvida a mais bela igreja em Guimarães, que foi originalmente construída no século X. Deste período data o belo claustro, que foi depois reconstruído nos séculos XV e XVI.

Num edifício adjacente do claustro fica o Museu Alberto Sampaio, cheio de objetos sagrados dos séculos XIV-XVI. Outro museu interessante é o Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, conhecido por suas coleções de arqueologia, numismática e epigrafia latina.

Entre os muitos monumentos religiosos podemos citar as Capelas dos Passos da Paixão de Cristo, o Convento de Santa Clara , que é o atual sede do município, quer dizer da Câmara Municipal de Guimarães, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Pedro e o Convento de São Francisco do século XV.

Notável é também a arquitetura civil da cidade. Além do mencionado Paço dos Duques de Bragança são as belas casas antigas e edifícios na parte central da cidade, que vão desde a Praça de Santiago para a Praça da Oliveira.

Nas proximidades de Guimarães pode visitar o Belvedere em A Pena a 600 metros de altura e a vila termal de Caldas das Taipas.

O clima de Guimarães.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com