Home / Europa / Portugal / Guimarães: uma cidade medieval no norte de Portugal
Castelo de Guimarães, Guimarães, Portugal. Author Felipe Forte. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Castelo de Guimarães, Guimarães, Portugal. Author Felipe Forte

Guimarães: uma cidade medieval no norte de Portugal

Guimarães com 50.000 habitantes, localizada no norte de Portugal a 50 km do Porto e a uma curta distância de Braga, é uma cidade histórica conhecida como o berço da nação portuguesa. Guimarães foi a primeira capital da nação e nasceu aqui o primeiro rei de Portugal: D. Afonso I.

Em 2001 Guimarães foi incluída na lista do Património Mundial da UNESCO. A cidade é um excelente exemplo da evolução dum assentamento medieval numa cidade moderna. Os seus tesouros arquitetônicos testemunham a evolução da arquitetura portuguesa entre o século XV e o século XIX.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE GUIMARÃES

O monumento mais antigo da cidade é o castelo, um exemplo típico da arquitetura do século X. No interior dele pode visitar a antiga residência real.

Nas imediações do castelo são a antiga igreja românica de São Miguel do Castelo do século XII e o Paço dos Duques de Bragança, um enorme palácio construído no século XV por D. Afonso I, Duque de Bragança. No interior é um museu com tapeçarias flamengas, cujas imagens retratam as conquistas portuguesas do Norte da África.

Praça da Oliveira, Guimarães, Portugal. Author Feliciano Guimarães. Licensed under the Creative Commons Attribution

Praça da Oliveira, Guimarães, Portugal. Author Feliciano Guimarães

A igreja de Nossa Senhora da Oliveira é sem dúvida a mais bela igreja em Guimarães, que foi originalmente construída no século X. Deste período data o belo claustro, que foi depois reconstruído nos séculos XV e XVI.

Num edifício adjacente do claustro fica o Museu Alberto Sampaio, cheio de objetos sagrados dos séculos XIV-XVI. Outro museu interessante é o Museu Arqueológico da Sociedade Martins Sarmento, conhecido por suas coleções de arqueologia, numismática e epigrafia latina.

Entre os muitos monumentos religiosos podemos citar as Capelas dos Passos da Paixão de Cristo, o Convento de Santa Clara , que é o atual sede do município, quer dizer da Câmara Municipal de Guimarães, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Pedro e o Convento de São Francisco do século XV.

Notável é também a arquitetura civil da cidade. Além do mencionado Paço dos Duques de Bragança são as belas casas antigas e edifícios na parte central da cidade, que vão desde a Praça de Santiago para a Praça da Oliveira.

Nas proximidades de Guimarães pode visitar o Belvedere em A Pena a 600 metros de altura e a vila termal de Caldas das Taipas.

O clima de Guimarães.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.



Booking.com

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem