Home / Europa / Espanha / Guadix: uma cidade com um bairro de casas esculpidas na rocha
Catedral de Guadix, Andaluzia, Espanha. Author and Copyright Liliana Ramerini.
Catedral de Guadix, Andaluzia, Espanha. Author and Copyright Liliana Ramerini.

Guadix: uma cidade com um bairro de casas esculpidas na rocha

Guadix com 20.000 habitantes é uma pequena cidade localizada a 55 km de Granada no sopé da Serra Nevada a uma altitude de 950 metros. Guadix é um dos mais antigos assentamentos humanos na Península Ibérica. No tempo dos romanos era conhecido como Julia Gemella Acci e durante a dominação árabe foi chamado Wadi Ash, do qual é derivado seu nome atual.

Entre os monumentos mais importantes são a Catedral, construída no estilo gótico-renascentista a partir de 1510 no local da mesquita principal. A igreja, concluída no século XVIII, tem uma fachada barroca e a torre é do século XVII. Na sacristia há um museu catedralicio interessante com pinturas barrocas, manuscritos e jóias.

Na Praça da Catedral é a Escuela de Artes y Oficios, um antigo seminário do século XVII. Ao lado estão o Hospital Real de la Caridad e a Igreja de São José dos séculos XVI e XVII. O Palácio Consistorial está localizado na Plaza de las Palomas. A Plaza de la Constitución ou de los Corregidores representa o centro histórico e artístico da cidade com construções dos séculos XVI e XVII.

Casa na rocha, Guadix, Andaluzia, Espanha. Author and Copyright Liliana Ramerini

Casa na rocha, Guadix, Andaluzia, Espanha. Author and Copyright Liliana Ramerini

O Alcazaba, a fortaleza moura construída nos séculos X e XI, domina a cidade e a partir de suas torres pode gozar excelentes vistas da cidade e do distrito troglodita. Interessante é também a Igreja de Santiago do século XVI no estilo gótico-mudéjar com um rico portal plateresco.

Finalmente a mais famosa atração é o bairro troglodita com as casas cavadas no tufo. Os pontos naturais das Cuatro Veredas e de San Fandila oferecem uma vista espectacular sobre o bairro.

Entre outros edifícios de prestígio em Guadix podemos citar o Convento de la Concepción do século XVII, a Igreja de São Miguel, o Convento de Santo Domingo, a Puerta de San Torcuato do século XVI e os palácios renascentistas Palácio de Peñaflor do sécolo XVI e Palácio de Villalegre.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com