Home / Oceania / Fiji / Waya: A ilha com as montanhas mais bonitas das ilhas Yasawa
As espectaculares montanhas da Ilha Waya, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini
As espectaculares montanhas da Ilha Waya, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Waya: A ilha com as montanhas mais bonitas das ilhas Yasawa

A ilha de Waya é uma das ilhas mais ao sul do arquipélago de Yasawa e uma das primeiras a ser encontrada em barco de Port Denarau. A ilha está localizada ao norte de Kuata e Wayasewa. Waya é uma ilha vulcânica, caracterizada por um litoral com algumas praias belas e um interior montanhoso e selvagem. Aqui estão os picos mais altos e espetaculares das ilhas Yasawa, que na parte central-norte da ilha ultrapassam os 500 metros. A forma da ilha é quase quadrada com penínsulas, que estendem-se para os quatro cantos. Na ponta sul da ilha há um banco de areia, que liga Waya à ilha de Wayasewa durante a maré baixa. A praia mais bonita da ilha, uma das mais belas das ilhas Yasawa, está localizada ao longo da parte norte da costa oeste, onde o Octopus Resort está localizado.

As montanhas da Ilha Waya, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

As montanhas da Ilha Waya, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Na ilha existem cinco aldeias. Todas conectadas por caminhos como em todas as outras ilhas de Yasawa. Não há estradas e carros na ilha. A localidade mais importante é a de Yalobi, localizada numa bela baía no sul da ilha. Nesta aldeia há também a escola primária da ilha. Outra aldeia importante, Nalauwaki, está localizada ao longo da costa norte da ilha, rodeada por belas paisagens montanhosas. A maioria dos que trabalham no Octopus Resort vive em Nalauwaki, que fica a menos dum quilómetro da aldeia ao longo da costa noroeste de Waya.

Waya está conectada a Port Denarau pelo catamarã rápido “Yasawa Flyer”, que viaja diariamente entre as ilhas Yasawa e Viti Levu. O tempo necessário para o trajeto de Port Denarau a Waya é de 2 horas e 30 minutos. O catamarã pára em frente da praia do Octopus Resort.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com