Home / Oceania / Fiji / As Ilhas Yasawa: Um exemplo de turismo ecológico sustentável
Narara vista de Naukacuvu, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini
Narara vista de Naukacuvu, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

As Ilhas Yasawa: Um exemplo de turismo ecológico sustentável

As Ilhas Fiji são um arquipélago da Oceania, composto por mais de 330 ilhas de todas as formas e tamanhos. As duas maiores ilhas são Viti Levu e Vanua Levu, representando quase 90% da superfície total do país. De todas estas ilhas a menos de 100 km a noroeste de Viti Levu e ao norte do arquipélago das Ilhas Mamanuca existe uma cadeia espetacular de vinte ilhas vulcânicas selvagens e montanhosas: As Ilhas Yasawa. Essas ilhas há algumas dezenas de anos eram um destino quase inalcançável. Para visitá-las era necessário obter um convite dum líder da aldeia. Mas tornaram-se entretanto um dos destinos mais procurados para quem visita o Pacífico Sul.

Nos últimos anos nas Ilhas Yasawa surgiram pequenos locais turísticos (quase todas as ilhas têm pelo menos um), vários dos quais são geridos diretamente pelos habitantes. Não há estradas e carros no arquipélago de Yasawa e as aldeias são interligadas por trilhas, que atravessam o interior das ilhas. A economia da população baseia-se na agricultura e na pesca, mas o tipo de exploração turística não-invasiva ajuda as comunidades locais. Os locais turísticos empregam pessoal local, financiando assim as escolas locais e projetos de desenvolvimento eco-sustentável.

As Ilhas Yasawa estendem-se do sudoeste ao nordeste por 100 km. No extremo sul do arquipélago está a ilha de Kuata, enquanto que no extremo norte fica a longa ilha de Yasawa. Procedendo do sul ao norte de Kuata, caracterizada por estranhas formações rochosas, são encontradas as ilhas de Wayasewa e Waya com montanhas altas e cênicas. Mais a nordeste encontram-se as pequenas ilhas de Narara, Naukacuvu, Nanuya Balavu e Drawaqa. Então é a vez da grande ilha de Naviti. Isolada a 25 km a oeste de Naviti é a ilha plana de Viwa. Continuando a nordeste de Naviti ficam as ilhas de Yaqeta, Matacawa Levu, Nanuya Levu, Nanuya Lailai e Tavewa. A cadeia das Yasawa termina com a grande ilha de Nacula e com a pequena ilha de Sawa-i-Lau, caracterizada por cavernas de calcário, e com a maior ilha do arquipélago a longa e estreita ilha de Yasawa, que é formada principalmente de colinas e praias espetaculares. Todas as ilhas são caracterizadas por colinas e montanhas muitas vezes muito cênicas e selvagens. Algumas ilhas têm picos acima de 500 metros de altura. Todas as ilhas têm um mar lindo, um recife intacto, espectaculares montanhas vulcânicas, praias de sonho e uma população amigável.

Octopus Resort, Waya, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Octopus Resort, Waya, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

As ilhas estão conectadas entre si por um conveniente serviço de catamarã diário (mas há também hidroaviões) o famoso Yasawa Flyer, que funciona diariamente entre Port Denaru ao longo da costa ocidental da Ilha de Viti Levu e as principais ilhas do arquipélago de Yasawa. O Yasawa Flyer é um grande e moderno catamarã de alta velocidade e é o meio mais clássico e popular, que os turistas usam para chegar às Ilhas Yasawa.

O Yasawa Flyer sai pela manhã de Port Denarau e chega no meio-dia na Ilha Nacula, enquanto à tarde viaja de volta até chegar no final da tarde novamente a Port Denarau. O tempo gasto na viagem é de 5 horas pela ida e de 4 horas e 15 minutos pela volta. Um cruzeiro a bordo da balsa é também um cruzeiro maravilhoso, que permite que veja do mar quase todas as ilhas Yasawa. Este tipo de itinerário e a frequência diária das conexões permite, que permaneça numa ilha e depois, nos dias seguintes, pode embarcar novamente e parar na próxima ilha, visitando tantas ilhas, que quer ao longo do tempo à sua disposição.

Os mais belos locais turísticos das Ilhas Yasawa estão localizados nas ilhas de Kuata (Barefoot Kuata Island), Waya (Octopus Resort), Nacula (Blue Lagoon Beach Resort), Naukacuvu (Paradise Cove Resort), Yasawa (Yasawa Island Resort and Spa).

As espectaculares montanhas da Ilha Waya, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

As espectaculares montanhas da Ilha Waya, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

Se quiser fazer um cruzeiro real neste belo arquipélago, existem duas linhas de cruzeiro, que oferecem itinerários de 3 e 7 dias: o Captain Cook Cruises e o Blue Lagoon Cruises. Ambas as companhias de cruzeiro utilizam pequenos navios de cruzeiro de capacidade entre 70 (Blue Lagoon) e 130 passageiros (Captain Cook). Eles têm rotas semelhantes, mas o que as diferencia é que o mais luxuoso Blue Lagoon Cruise não permite famílias com filhos a bordo. Os Captain Cook Cruises têm cruzeiros para as Ilhas do Norte de Yasawa, as Ilhas Mamanuca e as Ilhas do Sul de Yasawa.

A melhor época para visitar as Ilhas Yasawa é a estação seca entre maio e setembro, mas as ilhas são bastante secas para os padrões de Fiji e a sua visita pode ser feita em qualquer época do ano, embora seja preferível evitar os meses chuvosos entre dezembro e março, que são também meses de furacões.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

A praia no Paradise Beach Resort, Nacula, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

A praia no Paradise Beach Resort, Nacula, Ilhas Yasawa, Fiji. Autor e Copyright Marco Ramerini

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com