Home / Organizar uma viagem / Quando e para onde ir / Para onde ir em dezembro: Quais são os países do mundo com o melhor clima em dezembro?

Para onde ir em dezembro: Quais são os países do mundo com o melhor clima em dezembro?

As férias de Natal estão aproximando-se. Esta época do ano é um período de tempo muito explorado pelos viajantes. Mas o dilema é sempre: Para onde ir? Quais são os lugares a visitar em dezembro? O clima é ou pelo menos deve ser um fator decisivo na escolha dum destino de viagem e é o que pode fazer uma viagem inesquecível ou fazer as suas férias uma falha completa.

Dezembro é tipicamente caracterizado por um clima tormentoso e frio na maioria das partes da Europa, da América do Norte e do Norte da Ásia. Isso exclui essas áreas das mais adequadas para visitar durante esta época do ano. Apesar do clima frio o mês de dezembro é o mês dos famosos mercados de Natal, que ocorrem na maioria dos países europeus, principalmente na Alemanha, na Áustria, na Suíça, na França, na Itália e no Reino Unido.

Entre as melhores áreas do mundo para visitar neste mês é a área do Caribe e da América Central. As ilhas do Caribe e a Flórida acabaram de terminar a estação chuvosa e os furacões. A temporada dos furacões no Caribe dura de junho a novembro com a maioria dos furacões ocorrendo durante os meses de agosto e setembro. Mesmo na América do Sul perto da região do Caribe, qer dizer na Colómbia e na Venezuela este mês tem um clima pouco chuvoso.

Na América do Sul dezembro é um bom mês para visitar a Argentina e a Patagônia chilena. Durante este tempo chove menos e as temperaturas são mais quentes. O Nordeste do Brasil pode também ser adequado para uma viagem em dezembro. O mês de dezembro é ótimo para visitar a Antártica, em particular a parte mais facilmente acessível deste continente, a Península Antártica. Durante esta época do ano, isto é a curta temporada de verão, há quase 24 horas de luz e o clima é o mais suave do ano.

Na África a Etiópia é um bom destino para visitar em dezembro. Mesmo os países africanos ao sul do Sahara e ao norte do equador gozam do início duma estação seca. A área da Cidade do Cabo tem um clima quente e seco neste mês. Os países da costa mediterrânea da África têm um clima ameno em dezembro. Entre os quais o Egito tem um clima bom em dezembro.

Meads Bay, Anguilla. Author and Copyright Marco Ramerini

Meads Bay, Anguilla. Author Marco Ramerini

Na Ásia a Indochina – quer dizer o Vietname, o Laos e o Camboja – é perfeita para visitar durante esse período. Dezembro faz parte da estação seca e fresca e é ótimo para visitar esses três países. Mas também a Tailândia, sobretudo o norte do país e a costa oeste, a Birmânia, a maior parte da Índia, uma grande parte das Filipinas e a parte sul da China (Yunnan, Guangxi, Guangdong, Hainan) são bons destinos para uma viagem nesta época do ano. Os países do Golfo Pérsico e do Oriente Médio são bons neste momento, porque o clima de inverno atenua o calor, tornando as temperaturas mais agradáveis.

Na Oceania dezembro é um dos melhores meses para visitar a Austrália do Sul e a Nova Zelândia. Este mês é o início do verão para esses países, embora não seja adequado para as ilhas do Pacífico, porque este mês é a estação chuvosa e dos ciclones numa grande parte do Pacífico Sul.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.