Home / Europa / França / Languedoque-Rossilhão: paisagens naturais e cidades históricas

Languedoque-Rossilhão: paisagens naturais e cidades históricas

A região francesa de Languedoque-Rossilhão (Languedoc-Roussillon) inclui a costa sul da França ao longo do Mar Mediterrâneo entre o delta do Ródano e as montanhas dos Pirenéus na fronteira com a Espanha e Andorra. A maior cidade e capital da região é Montpellier.

A região é composta por cinco departamentos: Aude (11) com a localidade principal de Carcassonne, Gard (30) com a localidade principal de Nîmes, l’Hérault (34) com a localidade principal de Montpellier, Lozère (48) com a localidade principal de Mende e os Pirineus Orientais (Pyrénées Orientales) (66) com a localidade principal de Perpinhã (Perpignan).

O território da região é muito diversificado, tanto geograficamente que culturalmente. Culturalmente o Gard é semelhante à Provença, de que faz parte do ponto de vista cultural, e enquanto Aude, os Pirinéus Orientais e o Rossilhão fazem parte cultural do norte da Catalunha.

Geograficamente o Languedoque-Rossilhão tem uma área plana a o longo da costa, com longas praias de areia protegidas por grandes lagoas, que vai do leste até o delta do rio Ródano e a Camargue e a oeste até a costa rochosa perto dos Pirinéus. O interior da região é caracterizado por áreas montanhosas como os Pirenéus, que tem a montanha mais alta da região pelo Pic Carlit com 2.921 metros, as Cévennes e o Maciço Central, que são áreas topograficamente muito vivas como os Grands Causses.

Graças às paisagens naturais variadas o turismo é uma das atividades mais importantes da região. Ao longo da costa estão numerosos e bem equipados balneários como Palavas-les-Flots, Collioure, La Grande Motte e Le Cap d’Agde. As atrações mais importantes da região são relacionadas com a paisagem natural do interior, muito bem preservado através de parques nacionais (Parque Nacional das Cévennes) e regionais (parque natural regional do Haut-Languedoc).

Muito bom e interessante é a paisagem dos Grands Causses, uma série de platôs de calcário, localizada na zona sul do Maciço Central nas Cévennes, que sobem entre 700 e 1.200 metros. Estes incluem o Causse de Sauveterre e o Causse Mejean, separados entre si das belas e pitorescas Gorges du Tarn, enquanto a sul estão o Causse Noir e o Causse du Larzac.

Atrações de destaque para os turistas são também as atrações artísticas. A região é o lar de 5 sítios declarados Património da Humanidade pela UNESCO: O aqueduto romano do Pont du Gard, a cidade medieval de Carcassonne e o Canal du Midi. Uma parte dos sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO são também os dois fortes de Villefranche-de-Conflent e Mont-Louis, que fazem parte do sistema de fortificações de Vauban, um conjunto de 12 fortalezas espalhadas pelas fronteiras da França.

Uma parte do Património Mundial da UNESCO são também os locais da rota de peregrinação a Santiago de Compostela na França (Chemins de Saint-Jacques-de-Compostelle en France), três dos quais estão localizados na região, quer dizer a antiga Abadia de Gellone em Saint-Guilhem-le-Desert, o Pont du Diable em Aniane/Saint-Jean-de-Fos e a antiga abbatiale de Saint-Gilles-du-Gard. Outras cidades, que valem a pena de visitar incluem a antiga cidade de Nîmes, rica em vestígios romanos e a cidade medieval de Aigues-Mortes com suas muralhas maciças e as cidades de Perpignan e Montpellier.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • LANGUEDOQUE-ROSSILHÃO (LANGUEDOC-ROUSSILLON)
  • Área: 27.376 km²
  • População: 2.548.000 (censo de 2007)
  • Capital regional: Montpellier

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com