Home / Europa / Áustria / Insbruque: a cidade mais importante do Tirol

Insbruque: a cidade mais importante do Tirol

Insbruque ou Innsbruck é a capital da região de Tirol do Norte na Áustria. A cidade tem 135.000 habitantes e está localizada no vale do rio Inn a 600 metros acima do nível do mar e é cercada por altas montanhas dos Alpes. Graças a esta localização é uma famosa estância de desporto de inverno.

O acesso a partir da Itália é feito mais fácil graças à auto-estrada do Brenner. A fronteira com a Itália está localizada a 30 km da cidade. Uma visita a Insbruque é interessante do ponto de vista artístico. A cidade mantém um centro histórico bem preservado repleto de edifícios medievais, renascentistas e góticos.

A cidade tornou-se a capital de Tirol em 1429 e no final do século XV foi escolhida pelo imperador Maximiliano I como a sede da corte imperial. Manteve-se a residência do ramo tirolês dos Habsburgos até 1665. Ao final da Primeira Guerra Mundial foi ocupada pelo exército italiano por um período curto.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE INSBRUQUE

Mercado de Natal em Insbruque, Áustria. Autor e Copyright Liliana Ramerini

Mercado de Natal em Insbruque, Áustria. Autor e Copyright Liliana Ramerini

A cidade tradicional de Insbruque manteve a sua aparência medieval, mas por dentro ela contém edifícios de diferentes estilos. Há palácios renascentistas, igrejas barrocas, casas com afrescos e varandas.

Entre os locais a visitar são a Igreja da Corte (Hofkirche) com a capela de prata e o monumento funerário do imperador Maximiliano I do século XVI; a Basílica de St. Jacob (Catedral de São Tiago), onde está a imagem da piedade “Maria Auxiliadora” (Maria Hilf) por Lukas Cranach, o mais Velho, um trabalho, que remonta aos anos 1520-1530.

A Basílica Wilten é uma jóia arquitetônica e de arte e tem uma fachada principal de estilo barroco. Muito bom é passear nas ruas do centro da cidade até chegar ao famoso Telhado Dourado (Goldenes Dachl), colocado no palácio Neuer Hof. Este palácio foi construído no século XV.

O Telhado Dourado foi construído no século XVI por ocasião do casamento do Imperador Maximiliano com Bianca Maria Sforza. A cobertura foi feita com telhas de bronze dourado. Outros edifícios importantes no centro são o Palácio Imperial Hofburg (Kaiserliche Hofburg zu Innsbruck), o Stadtturm, o Helblinghaus e a Ottoburg.

Nos arredores da cidade fica o impressionante Castelo de Ambras (Schloss Ambras), uma das mais importantes obras históricas da capital tirolesa.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: