Home / Europa / Áustria / Graz: capital da Estíria com uma bela cidade antiga
Bandeira da Austria
Bandeira da Austria

Graz: capital da Estíria com uma bela cidade antiga

Graz é a capital da região da Estíria na Áustria. É a segunda maior cidade austríaca com uma população de 285.000 habitantes. Graz é também a sede duma universidade importante. Graz é um exemplo particularmente bom duma cidade europeia, que teve durante vários séculos um papel decisivo no Império de Habsburgo.

Fundada pelos romanos, a cidade tornou-se importante por causa da sua posição estratégica na Idade Média, quando foi construído um castelo e Graz tornou-se um grande centro para o comércio com a Itália, as planícies do Danúbio e do Oriente.

O centro da cidade é um dos melhor preservados da Europa Central e para isso o centro histórico de Graz foi adicionado à lista de locais do Património Mundial Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1999. A cidade tradicional é uma mistura harmoniosa de diferentes estilos arquitetônicos, que abrangem o período desde a Idade Média até o século XIX.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE GRAZ

Património Mundial da UNESCO, os edifícios de Graz refletem uma mistura de estilos artísticos presentes no Império de Habsburgo. Estes estilos foram submetidos a influências germânicas, dos Balcãs e do Mediterrâneo. Artistas e arquitetos muito importantes destas regiões contribuíram à construção da cidade e hoje seus edifícios mantêm vivo o papel duma encruzilhada feita por Graz no Império de Habsburgo.

A marca arquitetônica italiana é visível graças às obras renascentistas, realizadas por mestres italianos no século XVI. Entre eles o mais valioso é o edifício do Palácio do Governo (Landhaus), projetado pelo arquiteto Domenico dell’Allio di Como.

O símbolo de Graz era o Schlossberg, o castelo inexpugnável, que domina a partir duma colina o centro da cidade. Hoje após a demolição parcial em conseqüência da Paz de Schönbrunn em 1809, demolidas pelas tropas de Napoleão, resta apenas a torre de relógio (Uhrturm), um dos símbolos da cidade. Ela pode ser alcançada através dum funicular, que oferece uma bela vista da cidade.

De particular interesse são a prefeitura (Rathaus), a catedral (Dom), a Burg (castelo), a Gemaltes Haus (a casa pintada na Herrengasse) e o teatro (Schauspielhaus). Fora do centro da cidade fica o castelo (Schloss) Eggenberg e um museu, perto do qual há um dos mais belos miradouros sobre a cidade com a Ruina Gösting.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com