Home / Oceania / Nova Caledónia / Ilha dos Pinheiros: a ilha mais próxima do paraíso
Kanumera, Île-des-Pins, Nova Caledónia. Author and Copyright Marco Ramerini
Kanumera,Ilha dos Pinheiros/Île-des-Pins, Nova Caledónia. Autor and Copyright Marco Ramerini

Ilha dos Pinheiros: a ilha mais próxima do paraíso

A Ilha dos Pinheiros (Île-des-Pins com 1.840 habitantes) é uma pequena ilha de 130 km², localizada a 150 km ao sudoeste da Grande Terre de Nova Caledônia. O principal centro da ilha é a vila de Vao, que está localizada no sul da ilha. A ilha é predominantemente plana e o ponto mais alto é o Pic Nga com 262 metros, que está localizado no sudoeste da ilha.

A Ilha dos Pinheiros é uma das principais atrações turísticas de Nova Caledônia, graças às suas praias e à beleza natural, que abrange as baías de Kanumera e Kuto e a área da “piscina natural”. O turismo é a atividade económica mais importante da Ilha dos Pinheiros.

A ilha é chamada por causa da presença na sua vegetação de pinheiros de Cook (Araucaria columnaris), uma planta típica de Nova Caledônia, que pode atingir 60 metros de altura, caracterizando com a sua presença as costas e praias da ilha.

O primeiro navegador europeu a visitar a Ilha dos Pinheiros foi o capitão britânico James Cook em 1774. Ele deu à ilha o nome atual, devido à presença de pinheiros. Em 1853 a ilha tornou-se uma possessão francesa e no século XIX foi usada pela França como um lugar de prisão. Existem ainda os restos de prisões e do cemitério dos deportados da Comuna de Paris dos anos 1870/71.

Um transporte público não está disponível na ilha, mas o aluguel de carros é disponível. Com um carro alugado pode chegar a todos os pontos mais interessantes durante a sua visita à ilha: As inúmeras praias, a piscina natural, as inúmeras cavernas, as ruínas da colónia penal. O ponto mais alto da ilha, o Pic Nga, pode ser alcançado através dum caminho.

COMO CHEGAR À ILHA DOS PINHEIROS: A ilha de Pinheiros está conectada com a cidade de Nouméa por voos diários (pelo menos dois voos por dia), que partem do aeroporto da cidade de Nouméa-Magenta. O tempo de voo varia entre 20 e 25 minutos. A Ilha de Pinos está ligada também com Nouméa por uma ligação marítima feita por um catamarã rápido, que leva 2 horas e 15 minutos para chegar à ilha. O serviço é realizado três vezes por semana.

Ilha dos Pinheiros atrações turísticas: o que ver na Ilha dos Pinheiros.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com