Home / Ásia / Vietname (Vietnã) / Vietnã (Vietname): arrozais, natureza e arte oriental
Ha Long Bay, Vietnã (Vietname). Author HoangP. Licensed under the Creative Commons Attribution.
Ha Long Bay, Vietnã (Vietname). Author HoangP

Vietnã (Vietname): arrozais, natureza e arte oriental

O Vietname (Viêt Nam Công Hòa Xa Hôi Chu’ Nghiã/República Socialista do Vietname) é uma república socialista no sudeste da Ásia, situado na península da Indochina. O país, limitado a leste do Mar da China Meridional e ao sudoeste pelo Golfo de Sião, é limitado a norte pela China e a oeste pelo Laos e o Camboja. A capital é Hanói e entre as outras cidades importantes há Ho Chi Minh City (Saigon), Haiphong, Da Nang e Hué.

O país de forma estreita e alongada tem um litoral, que se estende por mais de 3.000 km. O território do Vietname inclui as regiões de Tonkin, Annam e Cochinchina. O Vietname controla algumas ilhas do arquipélago Spratly.

O Tonkin está localizado na parte norte do país perto da fronteira com a China. São as montanhas de Yunnan, que sobem a mais de 3.000 metros, culminando no Monte Fan Si Pan/Phan Xi Pang com 3.143 metros, sendo o mais alto monte no Vietname. Ao sul encontra-se a vasta e fértil bacia do rio Vermelho (Sông Hong). Neste vale fica a capital Hanói.

O Annam, localizado na secção central do país, é formado por uma estreita faixa costeira perto da cadeia anamita. Ao sul estão os planaltos de Tây Nguyên, localizados em altitudes que variam entre 500 e 1.500 metros.

A Cochinchina é a área plana do sul ocupada pelo delta do rio Mekong, o maior rio da Indochina. Aqui está localizada a cidade de Ho Chí Minh (Saigon), a maior cidade do Vietname.

Mapa do Vietnã

Mapa do Vietnã

A agricultura é o principal sector da economia do Vietname. São produzidos arroz – o Vietname é um dos principais produtores do mundo – , milho, batata-doce, mandioca, legumes, frutas, cana-de-açúcar, tabaco, café, algodão, frutas cítricas, chá, soja e borracha.

São importantes também a pesca por peixe, marisco, camarão e marisco de água doce, a silvicultura com bambu e ébano, a pecuária com suínos, bovinos e búfalos e a sericultura (seda).

No que se refere aos recursos minerais o país possui carvão, petróleo, cobre, estanho, zinco, minério de ferro, crómio e gás natural. Entre as indústrias há a siderurgia e as indústrias de papel, de têxteis, alimentícia e química. O turismo é cada vez mais importante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 331.109 km²: terras aráveis 21%, prados e pastagens 1%, florestas e arbustos 29%, terras incultas e improdutivas 49%
  • População: 87.375.000 (situação em 2007): vietnamitas (kinh) 87%, Tay 2%, Thay 2%, Khmer 1,3%, Muong 1,3%, Hoa 1%
  • Capital: Hanói.
  • Língua oficial: A língua oficial é o vietnamita. Fala-se também o francês.
  • Religião: budistas 85%; cristãos 8%: católicos 7% e protestantes 1%; Cao Đài 3%, animismo tribal 2,5%.
  • Moeda: Dong (VND)
  • Fuso horário: UTC+7

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem