Home / Europa / Hungria / Budapeste: a segunda cidade mais importante do antigo Império Austro-Húngaro

Budapeste: a segunda cidade mais importante do antigo Império Austro-Húngaro

A cidade de Budapeste foi criada em 1873 pela união de dois antigos centros, que desde a Idade Média surgiram ao longo das margens do rio Danúbio. Anteriormente eram Buda na margem direita do rio e Peste na margem esquerda.

Os romanos tinham se estabelecido na área, fundando a cidade de Aquincum, que foi um importante centro militar ao longo das fronteiras do Império Romano. Aquincum foi destruída durante as invasões bárbaras. Ao longo do Danúbio formaram-se em seguida dois centros, um de caráter militar, Buda, e um outro de caráter mercantil, Pest.

Budapeste é situada numa colina perto do Danúbio. Buda foi a sede dum importante castelo da Idade Média. Pest era o centro do comércio do vale do Danúbio entre os séculos XI e XIII.

Buda foi a antiga capital do Reino da Hungría entre 1361 e 1541, quando a cidade foi conquistada pelos turcos otomanos. Em 1686 na Batalha de Buda as tropas cristãos retomaram a cidade, que tornou-se uma parte permanente das terras dos Habsburgos.

Sob os Habsburgos Budapeste teve um grande desenvolvimento, tornando-se depois de Viena a cidade mais importante do Império Austro-Húngaro.

A cidade é hoje o principal destino turístico da Hungría com a sua bela arquitetura, que remonta em grande parte aos séculos XVIII e XIX. Em 1987 a UNESCO declarou Budapeste um dos sítios do Património Mundial.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com