Home / América do Sul / Colômbia / Cartagena das Índias: monumentos coloniais e arquitectura militar

Cartagena das Índias: monumentos coloniais e arquitectura militar

A cidade de Cartagena das Índias é uma das mais antigas cidades fundadas pelos espanhóis na América do Sul. Cartagena foi fundada em 1533 pelo conquistador espanhol Pedro de Heredia. Devido à sua localização numa baía protegida ao longo do Mar do Caribe tornou-se bem em breve um dos maiores portos da América espanhola.

Para defender o porto e o comércio de Cartagena os espanhóis construíram uma impressionante rede de fortificações, que incluíam 11 km de muros, o impressionante Castillo San Felipe de Barajas. Muitas das fortificações de Cartagena foram a obra do arquitecto italiano Battista Antonelli.

Desde a sua construção as muralhas e as defesas de Cartagena foram descritas pelos contemporâneos como uma obra-prima da engenharia militar espanhola na América.

A Cartagena chegavam durante a época colonial o ouro e a prata do Peru e da Colômbia (então Nova Granada). Aqui vieram os escravos da África.  Cartagena era um dos dois portos – o outro era Veracruz no México – , que o Rei da Espanha havia autorizado para o comércio de escravos.

A Inquisição espanhola estabeleceu-se em Cartagena em 1610. Os únicos outros dois lugares em América espanhola foram os de Lima e a Cidade do México. A cidade tornou-se uma das mais ricas da América e foi várias vezes atacada por piratas e nações inimigos da Espanha.

A cidade está localizada no norte da Colômbia ao longo da costa do Mar do Caribe em uma baía profunda e bem abrigada. A cidade antiga conserva suas fortificações coloniais, igrejas e edifícios públicos do período em que Cartagena foi o principal porto para o comércio da América espanhola.

Hoje Cartagena é uma das cidades mais importantes da Colômbia. É a quinta mais populosa do país. ua riqueza deve-se à indústria petroquímica, à indústria de transformação de produtos industriais, à agricultura e ao turismo.

Pela sua arquitectura militar e pelos seus monumentos coloniais Cartagena é a partir de 1984 no círculo privilegiado dos sitios do Património Mundial del UNESCO.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM CARTAGENA DAS ÍNDIAS

Booking.com