Home / Europa / Alemanha / Nuremberga (Nürnberg): uma encantadora cidade medieval quase completamente cercada por muralhas
Heidenturm, Nuremberga (Nürnberg), Baviera, Alemanha. Autor Alexander AIUS. Licensed under the Creative Commons Attribution
Heidenturm, Nuremberga (Nürnberg), Baviera, Alemanha. Autor Alexander AIUS

Nuremberga (Nürnberg): uma encantadora cidade medieval quase completamente cercada por muralhas

Nuremberga (Nürnberg) com 500.000 habitantes é uma grande cidade da Baviera, localizada ao noroeste de Munique ao longo das margens do rio Pegnitz. Nuremberga é a maior cidade da Francônia e a segunda da Baviera após Munique.

A cidade de Nuremberga foi fundada no século XI como um castelo imperial. Nos anos seguintes a cidade teve um desenvolvimento significativo e foi a sede da Dieta Imperial (Reichstag), tornando-se a “capital não oficial” do Sacro Império Romano-Germânico. Em 1219 Nuremberga tornou-se uma cidade imperial livre. O desenvolvimento da cidade resultou num aumento das trocas comerciais. Nuremberga tornou-se juntamente com a cidade de Augsburgo um dos maiores centros comerciais da rota comercial, que ligava a Itália com a Europa do Norte.

A cidade viveu o seu apogeu nos séculos XV e XVI, quando tornou-se um dos principais centros do Renascimento e do humanismo alemão. Nuremberga foi uma das primeiras cidades europeias, onde foram desenvolvidas a ciência natural – especialmente a astronomia – , a impressão e as invenções mecânicas. Em 1632 durante a Guerra dos Trinta Anos Nuremberga foi ocupada por tropas suecas. O comércio e a importância da cidade foram reduzidos após esta guerra. Só com a revolução industrial do século XIX Nuremberga voltou a ter uma importância como centro industrial.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE NUREMBERGA

St. Sebald, Nuremberga (Nürnberg), Baviera, Alemanha. Autor Jailbird. Licensed under the Creative Commons Attribution

St. Sebald, Nuremberga (Nürnberg), Baviera, Alemanha. Autor Jailbird

Apesar dos danos sofridos durante a Segunda Guerra Mundial a cidade tem edifícios civis e religiosos e muralhas embelezadas por 80 torres. Os edifícios de Nuremberga testemunham o florescimento passado da cidade. O seu centro histórico é quase inteiramente cercado por muralhas medievais, que estendem-se ao longo duma distância de 5 km, dividido em duas muralhas. Foram construídas entre os séculos XIV e XV. Nas muralhas há quatro portões monumentais: O Laufer Tor, o Frauentor, o Spittlertor e o Neutor

O Castelo imperial de Nuremberga (Nürnberger Burg) é um dos edifícios mais antigos da cidade, que remonta ao século XII. Dentro do castelo há a residência imperial (Kaiserburg) com a capela (Kapelle), construída no final do século XII no estilo românico. Perto do castelo existem o Tiergärtnertor impressionante, que é uma torre quadrada do século XVI, e o Pilatushaus, uma casa de madeira do século XV.

No coração da cidade velha fica o Hauptmarkt, a praça, que é o lugar do famoso mercado de Natal (Christkindlesmarkt). Na praça estão o Schöner Brunnen – uma bela fonte do século XIV – e a Frauenkirche, uma igreja gótica do século XIV. Perto da praça ao longo do Rio Pegnitz encontra-se o antigo hospital do Espírito Santo (Heilig-Geist-Spital), um edifício do século XIV com acréscimos do século XV. Perto dali há também a ponte do Renascimento Fleischbrücke, que atravessa o rio Pegnitz. Sobre a ponte existe a bela Lorenzkirche, uma obra-prima gótica, construída entre os séculos XIII e XV. A riqueza da cidade reflete-se em edifícios e casas góticas, que dominam a paisagem urbana da cidade. Um dos locais mais belos de Nuremberga está localizado ao longo do rio: O Weinstadel, uma velha loja de vinhos, construído como um hospital no século XV e em seguida usado no século XVII como uma loja de vinhos.

Ao norte do Hauptmarkt há o Altes Rathaus – a Câmara Municipal da época do Renascimento – e a igreja tarde-românica de St. Sebald, a igreja mais antiga da cidade. Dentro dela são belos vitrais e o túmulo gótico-renascentista de Sankt Sebald (Sebaldus-Grab), uma obra do século XVI por Peter Vischer, o Mais Velho.

QUE VER: OS MUSEUS DE NUREMBERGA

Weinstadel, Nuremberga (Nürnberg), Baviera, Alemanha. Autor Horst Gutmann. Licensed under the Creative Commons Attribution

Weinstadel, Nuremberga (Nürnberg), Baviera, Alemanha. Autor Horst Gutmann

Nuremberga hospeda alguns museus interessantes, incluindo o Germanisches Nationalmuseum, um museu dedicado à arte e à cultura alemã através dos tempos da pré-história até os dias atuais. Há pinturas, esculturas, objetos sagrados e instrumentos musicais. O Albrecht-Dürer-Haus é um museu dedicado ao artista do Renascimento Albrecht Dürer. O artista viveu nesta casa durante 20 anos até a sua morte. A Kunsthalle Nürnberg é uma galeria de arte, que exibe obras de artistas contemporâneos. O Neues Museum Nürnberg é um museu dedicado à arte e ao design moderno e contemporâneo.

Para aqueles, que viajam com crianças, um museu interessante é o Museu dos Transportes (DB-Museum), um dos mais antigos museus de história da tecnologia da Europa. É formado pelo Museu Ferroviário Nacional da Alemanha e pelo Museu da Comunicação. Há comboios e locomotivas antigas, bem como modelos de caminhos de ferro e um modelo ferroviário de 80 metros quadrados. Um outro museu fascinante para crianças é o Museu do Brinquedo (Spielzeugmuseum Nürnberg). O museu oferece uma visão geral da história cultural do brinquedo. Nas várias salas do museu são expostos os brinquedos, que vão desde a época medieval até os dias atuais. Há bonecas, comboios, brinquedos de madeira, soldados de brinquedo, lego e mais. Ainda um destino interessante para adultos com crianças é uma visita ao jardim zoológico de Nuremberga (Tiergarten Nürnberg), onde pode ver 300 espécies de animais.

O clima de Nuremberga (Nürnberg).

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem