Home / Europa / Alemanha / Nuremberga (Nürnberg): uma encantadora cidade medieval quase completamente cercada por muralhas

Nuremberga (Nürnberg): uma encantadora cidade medieval quase completamente cercada por muralhas

Nuremberga (Nürnberg) com 500.000 habitantes é uma grande cidade da Baviera, localizada ao noroeste de Munique ao longo das margens do rio Pegnitz. Nuremberga é a maior cidade da Francônia e a segunda da Baviera após Munique.

A cidade de Nuremberga foi fundada no século XI como um castelo imperial. Nos anos seguintes a cidade teve um desenvolvimento significativo e foi a sede da Dieta Imperial (Reichstag), tornando-se a “capital não oficial” do Sacro Império Romano-Germânico. Em 1219 Nuremberga tornou-se uma cidade imperial livre. O desenvolvimento da cidade resultou num aumento das trocas comerciais. Nuremberga tornou-se juntamente com a cidade de Augsburgo um dos maiores centros comerciais da rota comercial, que ligava a Itália com a Europa do Norte.

A cidade viveu o seu apogeu nos séculos XV e XVI, quando tornou-se um dos principais centros do Renascimento e do humanismo alemão. Nuremberga foi uma das primeiras cidades europeias, onde foram desenvolvidas a ciência natural – especialmente a astronomia – , a impressão e as invenções mecânicas. Em 1632 durante a Guerra dos Trinta Anos Nuremberga foi ocupada por tropas suecas. O comércio e a importância da cidade foram reduzidos após esta guerra. Só com a revolução industrial do século XIX Nuremberga voltou a ter uma importância como centro industrial.

QUE VER: AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE NUREMBERGA

Apesar dos danos sofridos durante a Segunda Guerra Mundial a cidade tem edifícios civis e religiosos e muralhas embelezadas por 80 torres. Os edifícios de Nuremberga testemunham o florescimento passado da cidade. O seu centro histórico é quase inteiramente cercado por muralhas medievais, que estendem-se ao longo duma distância de 5 km, dividido em duas muralhas. Foram construídas entre os séculos XIV e XV. Nas muralhas há quatro portões monumentais: O Laufer Tor, o Frauentor, o Spittlertor e o Neutor

O Castelo imperial de Nuremberga (Nürnberger Burg) é um dos edifícios mais antigos da cidade, que remonta ao século XII. Dentro do castelo há a residência imperial (Kaiserburg) com a capela (Kapelle), construída no final do século XII no estilo românico. Perto do castelo existem o Tiergärtnertor impressionante, que é uma torre quadrada do século XVI, e o Pilatushaus, uma casa de madeira do século XV.

No coração da cidade velha fica o Hauptmarkt, a praça, que é o lugar do famoso mercado de Natal (Christkindlesmarkt). Na praça estão o Schöner Brunnen – uma bela fonte do século XIV – e a Frauenkirche, uma igreja gótica do século XIV. Perto da praça ao longo do Rio Pegnitz encontra-se o antigo hospital do Espírito Santo (Heilig-Geist-Spital), um edifício do século XIV com acréscimos do século XV. Perto dali há também a ponte do Renascimento Fleischbrücke, que atravessa o rio Pegnitz. Sobre a ponte existe a bela Lorenzkirche, uma obra-prima gótica, construída entre os séculos XIII e XV. A riqueza da cidade reflete-se em edifícios e casas góticas, que dominam a paisagem urbana da cidade. Um dos locais mais belos de Nuremberga está localizado ao longo do rio: O Weinstadel, uma velha loja de vinhos, construído como um hospital no século XV e em seguida usado no século XVII como uma loja de vinhos.

Ao norte do Hauptmarkt há o Altes Rathaus – a Câmara Municipal da época do Renascimento – e a igreja tarde-românica de St. Sebald, a igreja mais antiga da cidade. Dentro dela são belos vitrais e o túmulo gótico-renascentista de Sankt Sebald (Sebaldus-Grab), uma obra do século XVI por Peter Vischer, o Mais Velho.

QUE VER: OS MUSEUS DE NUREMBERGA

Nuremberga hospeda alguns museus interessantes, incluindo o Germanisches Nationalmuseum, um museu dedicado à arte e à cultura alemã através dos tempos da pré-história até os dias atuais. Há pinturas, esculturas, objetos sagrados e instrumentos musicais. O Albrecht-Dürer-Haus é um museu dedicado ao artista do Renascimento Albrecht Dürer. O artista viveu nesta casa durante 20 anos até a sua morte. A Kunsthalle Nürnberg é uma galeria de arte, que exibe obras de artistas contemporâneos. O Neues Museum Nürnberg é um museu dedicado à arte e ao design moderno e contemporâneo.

Para aqueles, que viajam com crianças, um museu interessante é o Museu dos Transportes (DB-Museum), um dos mais antigos museus de história da tecnologia da Europa. É formado pelo Museu Ferroviário Nacional da Alemanha e pelo Museu da Comunicação. Há comboios e locomotivas antigas, bem como modelos de caminhos de ferro e um modelo ferroviário de 80 metros quadrados. Um outro museu fascinante para crianças é o Museu do Brinquedo (Spielzeugmuseum Nürnberg). O museu oferece uma visão geral da história cultural do brinquedo. Nas várias salas do museu são expostos os brinquedos, que vão desde a época medieval até os dias atuais. Há bonecas, comboios, brinquedos de madeira, soldados de brinquedo, lego e mais. Ainda um destino interessante para adultos com crianças é uma visita ao jardim zoológico de Nuremberga (Tiergarten Nürnberg), onde pode ver 300 espécies de animais.

O clima de Nuremberga (Nürnberg).

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com