Home / Ásia / Cazaquistão / Cazaquistão: desertos, estepes e planaltos

Cazaquistão: desertos, estepes e planaltos

O Cazaquistão (Kazak Respublikasy) é uma república presidencial, localizada na Ásia Central. O país faz fronteira a leste com a República Popular da China, a sul com o Quirguistão, o Uzbequistão e o Turquemenistão. Para o oeste é banhado pelo Mar Cáspio e é limitado a oeste e ao norte pela Federação Russa.

A capital é Astana. As grandes cidades são Almaty (Alma-Ata), a antiga capital do país, Karaganda, Simkent, Žambyl, Öskemen, Semey e Pavlodar. O território do Cazaquistão é formado para o oeste e o norte por uma vasta planície, ao sul e a leste por planaltos e fechado para o leste e sudeste por montanhas, que fazem parte do maciço do Tien Shan.

As planícies ocidentais fazem parte da planície turaniana, enquanto aquelas ao norte pertencem à planície da Sibéria Ocidental. As duas áreas planas são unidas pela depressão, conhecida como a Porta da Turgaj.

A parte centro-leste do país é formado pelo vasto planalto das alturas do Cazaquistão. Na área leste e sudeste do país sobem as cadeias de montanhas do Tien Shan, enquanto no nordeste encontram-se as montanhas Altaj.

No maciço de Tien Shan ao longo da fronteira entre o Cazaquistão, o Quirguistão e a China fica a montanha mais alta do Cazaquistão: o Khan Tengri com 7.010 m.

A área do sudoeste do país é caracterizada por regiões áridas e de estepes, às vezes verdadeiras áreas desérticas. Entre o Lago de Aral e o Mar Cáspio estende-se o planalto do Ustyurt, um deserto rochoso. Ao sudeste do Lago de Aral está localizado o deserto de Kyzylkum e entre o Lago de Aral e o Lago Balkhash ficam o deserto de argila de Betbakdala e o deserto de Muyunkum.

Para o oeste o Cazaquistão tem uma longa costa no Mar Cáspio, o maior lago do mundo com 371.000 km². Nesta área há também o ponto mais baixo do país: a depressão de Vpadina Kaundy com -132 metros.

Entre os lagos pertencendo ao Cazaquistão existem a parte norte do Lago de Aral (salgado com 41.000 km², mas agora reduzido a 17.000 km²), o Lago Balkhash com 16.996 km², que tem a distinção de possuir água doce do lado ocidental, enquanto a parte oriental tem água salgada, o Lago Alakol (água salgada com 2.650 km²) e o Lago Zaysan (água doce com 1.810 km²). Os rios mais importantes do país são o Syr-Darya, o Ural, o Ili, o Irtysh, o Ishim e o Tobol.

Na economia do Cazaquistão o desenvolvimento da agricultura é notável. São cultivados: trigo, arroz, cevada, milho, centeio, aveia, beterraba, algodão, legumes, frutas e tabaco. Muito desenvolvida é também a pecuária (ovelhas, porcos, gado, cavalos, aves), mas a verdadeira riqueza do país são os seus depósitos minerais como urânio, prata, níquel, bauxita, manganês, cromita, cobre, carvão, petróleo, gás natural, ferro, zinco, cobalto e chumbo, a que estão ligadas as atividades industriais, especialmente a siderurgia, a metalúrgica, a mecânica, a química, a petroquímica, bem como a transformação de produtos agrícolas. Um centro espacial está localizado em Baikonur.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 2.717.300 km²: Área arável 13%, prados e pastagens 69%, florestas e arbustos 3,5%, terra inculta e improdutiva 14,5%
  • População: 15.200.000 (dados de 2006) – cazaques 59%, russos 25%, ucranianos 3%, uzbeques 3%, tártaros 1,5%, alemães 1,4%
  • Capital: Astana (ex-Zelinograd)
  • Língua oficial: As línguas oficiais são o cazaque e o russo.
  • Religião: confissão muçulmana 47% (sunita), cristã 46% (ortodoxa 44% e protestante 2%)
  • Moeda: Tenge (KZT)
  • Fuso horário: UTC+5/+6 horas