Home / Ásia / Índia / Lago Tsongmo: um lago glacial no Himalaia

Lago Tsongmo: um lago glacial no Himalaia

O lago Tsongmo (Tsongmo Lake) ou lago Changu (Changu Lake) é um lago de origem glacial de Siquim na República da Índia, localizado 3.870 metros acima do nível do mar nas montanhas do Himalaia perto da fronteira com a República Popular da China. A estrada, que leva ao paso himalaiano do Nathu La com 4.310 metros, que liga a China à Índia, corre ao longo da costa norte do lago.

O lago Tsongmo, que tem um quilómetro de comprimento e uma profundidade de 14 metros, está localizado a apenas 40 km da capital do país Gangtok. O lago, que congela completamente no inverno, é considerado sagrado pelas populações hindus e budistas de Siquim. Em suas margens fica um pequeno templo dedicado ao deus Shiva.

O lago é uma das atrações turísticas mais populares de Siquim e pode ser alcançado em duas horas de autocarro pela estrada, que leva ao paso de Nathu La.

O lago é um lugar de descanso para muitas aves migratórias. Mais pássaros e espécies aquáticas vivem nesta área e também o Panda Menor ou Panda Vermelho (Ailurus fulgens).

A melhor época para visitar o lago são os meses entre maio e agosto, quando a vegetação ao redor do lago é reforçada por flores.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.