Home / Ásia / Índia / Lago Tsongmo: um lago glacial no Himalaia
Lago Tsongmo ou Lago Changu, Siquim, Índia. Autor Ravinder Singh Gill. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Lago Tsongmo ou Lago Changu, Siquim, Índia. Autor Ravinder Singh Gill

Lago Tsongmo: um lago glacial no Himalaia

O lago Tsongmo (Tsongmo Lake) ou lago Changu (Changu Lake) é um lago de origem glacial de Siquim na República da Índia, localizado 3.870 metros acima do nível do mar nas montanhas do Himalaia perto da fronteira com a República Popular da China. A estrada, que leva ao paso himalaiano do Nathu La com 4.310 metros, que liga a China à Índia, corre ao longo da costa norte do lago.

O lago Tsongmo, que tem um quilómetro de comprimento e uma profundidade de 14 metros, está localizado a apenas 40 km da capital do país Gangtok. O lago, que congela completamente no inverno, é considerado sagrado pelas populações hindus e budistas de Siquim. Em suas margens fica um pequeno templo dedicado ao deus Shiva.

O lago é uma das atrações turísticas mais populares de Siquim e pode ser alcançado em duas horas de autocarro pela estrada, que leva ao paso de Nathu La.

Lago Tsongmo ou Lago Changu, Siquim, Índia. Autor Shaunakenator. No Copyright

Lago Tsongmo ou Lago Changu, Siquim, Índia. Autor Shaunakenator

O lago é um lugar de descanso para muitas aves migratórias. Mais pássaros e espécies aquáticas vivem nesta área e também o Panda Menor ou Panda Vermelho (Ailurus fulgens).

A melhor época para visitar o lago são os meses entre maio e agosto, quando a vegetação ao redor do lago é reforçada por flores.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem