Home / Europa / Finlândia / Finlândia atrações turísticas: que ver na Finlândia

Finlândia atrações turísticas: que ver na Finlândia

A Finlândia é um destino turístico sonhado pelas crianças por ser a terra do Papai Noel, mas o país tem vários outros motivos para fazer uma visita agradável e interessante. Existem áreas naturais selvagens como a Lapónia, áreas de florestas e lagos como na região leste do país, ilhas virgens e uma capital agradável e limpa: a cidade de Helsínquia.

Ao longo da costa oeste da Finlândia fica a pitoresca vila de Rauma, que faz parte do património da UNESCO, e mais ao norte fica a cidade universitária de Oulu. Outra cidade para visitar, além da capital Helsínquia, que é uma das cidades mais modernas e culturalmente avançadas da Europa, há a cidade de Turku, a mais antiga cidade do país e antiga capital finlandesa.

Nos arredores de Helsínquia existe Naantali, um parque temático dedicado às crianças do Mundo Muumin. Para o leste de Helsínquia encontram-se a cidade militar de Hamina e Kotka, a casa da residência imperial de pesca.

Não perca uma visita aos 6.500 ilhas e ilhéus do arquipélago das ilhas Åland, ilhas de antiga cultura sueca. Aqui encontram-se as mais antigas igrejas da Finlândia, que datam do século XII, e algumas mansões nobres suecos. Se quiser relaxar e restabelecer a sua vitalidade a Finlândia é o lugar ideal para si.

A Região dos Lagos é a área do maior número de lagos da Europa, uma área cheia de lagos, ilhas, rios, florestas e canais. Estende-se ao longo da secção sul-oriental do país e representa um dos destinos turísticos mais importantes da Finlândia.

A Lapónia, a área mais ao norte do país, é a região mais interessante da Finlândia. A região é rica em paisagens naturais em estado puro e há planícies, colinas e montanhas, florestas, lagos e rios.

Em Rovaniemi, uma cidade situada no Círculo Polar Ártico, encontra-se a chamada Verdadeira Casa do Papai Noel. As crianças podem visitar a famosa Aldeia do Papai Noel, onde há também uma estação de correios, que recebe cartas de crianças do mundo inteiro, dirigidas ao Papai Noel.

FINLÂNDIA: AURORA BOREAL

A aurora boreal, que em língua finlandesa diz-se revontulet, uma palavra, que significa “Os fogos de raposa”, é um fenômeno causado pela atividade solar, que manifesta-se na forma de luz colorida, que parece dançar nas noites escuras de inverno em locais próximos ao Pólo Norte e o Círculo Polar Ártico. Para ver uma aurora boreal deve estar numa área completamente escura longe das luzes artificiais. O melhor momento para observá-la na Finlândia são os meses de fevereiro/março e setembro/outubro, embora a aurora boreal pode ser vista mesmo durante os outros meses do ano, sobretudo no inverno, enquanto no verão é difícil vê-la, porque as noites são muito curtas e não bastante escuras.

FINLÂNDIA: SOL DA MEIA-NOITE

No norte da Finlândia no verão durante os meses de junho e julho o sol nunca põe-se. Isto resulta no fenômeno bem conhecido do sol da meia-noite.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

Visibilidade do Sol da meia-noite  na Finlândia
Utsjoki (69°52′) 16 Maio – 27 Julho
Ivalo (68°40′) 22 Maio – 21 Julho
Sodankylä (67°25′) 29 Maio – 14 Julho
Rovaniemi (66°30′) 6 Junho – 7 Julho
Kuusamo (65°59′) 12 Junho – 30 Julho
Kemi (65°45′) 18 Junho – 24 Julho

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com