Home / África / Madagáscar / Nosy Be: a ilha de perfumes

Nosy Be: a ilha de perfumes

Nosy Be é uma pequena ilha situada no Canal de Moçambique, que está a apenas 8 km da costa noroeste da grande ilha africana de Madagáscar. Nosy Be, medindo 321 quilómetros quadrados, é uma ilha de origem vulcânica. A ilha é formada por pequenas colinas e a sua montanha mais alta é o Mont Lokobe, que atinge 455 metros. Esta montanha ocupa o sudeste da ilha. A ilha é cercada por ilhas menores, incluindo as de Nosy Komba, Nosy Sakatia, Nosy Tanikeli e Nosy Tanga. A sua natureza vulcânica é claramente visível nas rochas, que formam as crateras vulcânicas da ilha, muitas vezes com lagos dentro das caldeiras. Existem 11 lagos vulcânicos, que a população considera sagrados.

Nosy Be, como o resto de Madagascar, é importante para a sua biodiversidade. Na ilha existem espécies animais e vegetais, que são endêmicas de Madagascar. A ilha é conhecida pela presença de lêmures e camaleões. Nosy Be tem um clima tropical com uma estação chuvosa, que vai de dezembro a março e uma estação seca entre maio e outubro. A ilha tem algumas áreas ocupadas por florestas tropicais, peças das quais são protegidas pela Reserva Natural de Lokobe, que ocupa a península do sudeste da ilha em torno da montanha mais alta de Nosy Be, o Mont Lokobe. Nas florestas são árvores de pau-rosa, cânfora, palmeiras, sumaúma, tamarindo e casuarina.

Nosy Be foi colonizado pelos franceses a partir de 1841, o ano em que eles fundaram a vila de Hell-Ville. Os franceses introduziram muitas plantas e especiarias na ilha, que hoje juntamente com o turismo são a riqueza de Nosy Be. Os mais importantes: A cana-de-açúcar e o café. A ilha tem uma economia agrícola. São cultivados cana-de-açúcar, índigo, café, gergelim, ylang-ylang, arroz, milho, batata-doce e mandioca. A localidade mais importante da ilha, a vila de Hell-Ville (Andoany), está localizada ao longo da costa sul. A ilha é o destino principal turístico de Madagáscar e é servida pelo aeroporto internacional Fascene Airport, que tem ligações directas com a Europa (França, Itália), com a República da África do Sul, as Ilhas Comores e a Reunião.

O turismo é juntamente com a agricultura a mais importante fonte de renda da ilha. Há inúmeros hotéis de vários tipos e a ilha é o local turístico mais visitado de Madagáscar. Doutro lado a ilha oferece lugares autênticos e intocados para descobrir e áreas naturais livre do turismo de massa. A ilha tem antigos edifícios coloniais como a sede da prefeitura de Nosy Be. Os traços mais claros da colonização francesa encontram-se na vila de Hell-Ville. O mercado de Hell-Ville é uma rica amostra da população, que existe em Madagáscar. Frutas, plantas, especiarias e outros alimentos são cultivados e produzidos na ilha. Entre as excursões da ilha de Nosy Be há aquelas para a ilha de Nosy Komba, para o arquipélago das ilhas Mitsio e para as faixas de areia branca de Nosy Iranja.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.