Home / Europa / Malta / Malta: fortificações, vestígios pré-históricos e mar
Ggantija, Gozo, Malta. Author David Sim (victoriapeckham). Licensed under the Creative Commons Attribution.
Ggantija, Gozo, Malta. Author David Sim (victoriapeckham)

Malta: fortificações, vestígios pré-históricos e mar

Malta (Republic of Malta/Repubblika ta’ Malta/República de Malta) é uma república parlamentar situada no Mediterrâneo central ao sul da Sicília entre 36° e 35° de latitude norte. O país é composto por um arquipélago das ilhas de Malta, Gozo, Comino e algumas ilhas menores. A República de Malta faz parte da União Europeia.

O arquipélago maltês é constituído por rochas calcárias sedimentares com litoraisl altos e rochoso com profundas baías. O interior é muito plano e a maior elevação é a Torre Nadur com 239 metros. A terra está seca e rica em fenómenos cársticos. Praticamente Malta não tem rios.

O centro urbano mais importante é a cidade capital Valeta, localizado ao longo da costa nordeste da ilha de Malta, enquanto a antiga capital da ilha, a cidade de Mdina, está localizada no interior. O arquipélago é densamente povoado, mas a grande maioria da população reside na maior ilha de Malta, enquanto que nas outras duas ilhas vivem menos de 10% da população total. As principais fontes de renda para os habitantes do arquipélago são relacionadas à atividade portuária, agricultura e turismo.

Mapa da Malta

Mapa da Malta

Malta sempre foi uma importante base estratégica para controlar o tráfego comercial do Mediterrâneo. A ilha tem sido o domínio de todas as grandes potências que controlavam o Mediterrâneo: os romanos, bizantinos, árabes, normandos, aragoneses. Em seguida no século XVI a ilha tornou-se a posse dos cavaleiros de São João, tornando-a num baluarte de defesa contra a ascensão do Império Otomano.

Os Cavaleiros de São João foram expulsos de Malta apenas em 1798, quando os franceses, liderados por Napoleão, ocuparam a ilha. Mas dois anos depois os britânicos conquistaram Malta estabelecendo um controle que terminou só em 1964 com a independência total do arquipélago.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 316 km²
  • População: 400.000
  • Capital: Valeta
  • Línguas oficiais: As línguas oficiais são o inglês e o maltês. O italiano é bem conhecido.
  • Religião: Catolicismo romano
  • Moeda: Euro (EUR)
  • Fuso horário: UTC+1, verão UTC+2
banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: