Home / Organizar uma viagem / Quando e para onde ir / Para onde ir em agosto: Quais são os países do mundo com o melhor clima em agosto?

Para onde ir em agosto: Quais são os países do mundo com o melhor clima em agosto?

O mês de agosto é ótimo para visitar os países da África ao sul do equador e da África Austral: Angola, Namíbia, Zimbábue, Zâmbia, Tanzânia, Moçambique, África do Sul etc. Nesta parte da África o clima é em agosto geralmente seco. Apenas na costa sul-africana o clima torna-se um pouco chuvoso. Em agosto pode também ter na África do Sul a sorte de admirar fenômenos espetaculares como os do deserto florido no Namaqualand e as baleias na baía de Hermanus.

Na Europa as costas dos países, que encontram-se no mar Mediterrâneo (Espanha, França, Itália, Croácia, Grécia, Turquia), são excelentes para aqueles, que querem fazer férias na praia. Mas lembre-se que este mês encontrará preços altos e superlotação. Menos indicado, devido às altas temperaturas, é esse período para aqueles, que querem visitar as cidades de arte italianas e as áreas interiores da Espanha, Grécia e Turquia.

O clima é ainda quente no continente europeu inteiro. Destinos populares em agosto são os países nórdicos: Da Islândia à Noruega, e da Rússia à Suécia. Portugal, a Irlanda, a Grã-Bretanha e a França são também destinos muito populares durante esta época do ano. O período entre o final de agosto e o início de setembro é também o melhor momento para ver a urze (erica) em flor na Escócia.

No Oceano Índico as ilhas das Seychelles, Zanzibar, Maurício e Madagascar têm um excelente clima no mês de agosto. Agosto é um mês favorável para visitar países como a Tanzânia, o Quênia e Moçambique.

Na América do Norte as regiões selvagens do oeste estão entre as mais populares em agosto. Esteja atento no entanto, que nalgumas áreas como no Vale da Morte e nos desertos do Arizona e Utah o calor é realmente opressivo. Se não gosta do calor excessivo pode escolher o Canadá ou o Alasca. Nestas terras selvagens e espectaculares o clima é agradável e relativamente suave com longos dias de verão.

Agosto é também um dos melhores meses para visitar o Pantanal, a Amazônia e mais partes do Brasil. No Rio de Janeiro os meses de junho a setembro são os meses menos chuvosos do ano e existem temperaturas amenas. Nestes meses as chuvas são menos intensas e menos frequentes. Agosto é um bom mês para uma viagem ao planalto andino do Chile, da Bolívia e do Peru. As temperaturas são baixas, mas os dias de inverno são secos e claros.

Nas ilhas da Indonésia o mês de agosto é o mês mais seco e terá a maior probabilidade de ter dias ensolarados e temperaturas suaves. Os planaltos da China continental como o Tibete e da Mongólia têm nesta época do ano temperaturas menos rígidas.

Agosto é também um bom momento para as ilhas do Pacífico Sul: A Polinésia Francesa, Samoa, as Ilhas Cook, Tonga, Fiji, a Nova Caledônia etc. Agosto é um bom tempo também para a Austrália tropical de Queensland, para o Território do Norte da Austrália, para a Austrália Ocidental e para o centro do continente australiano.

Aqueles que gostam do desporto de inverno podem visitar os Alpes da Nova Zelândia ou as estâncias de férias de esqui chilenas.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.