Home / América Central e Caribe / Bahamas / Ilhas Ábaco: as ilhas Lealistas
Treasure Cay beach, North Abaco, Bahamas. Author Tommy Miles (Tomathon). Licensed under Creative Commons Attribution
Treasure Cay beach, North Abaco, Bahamas. Author Tommy Miles (Tomathon)

Ilhas Ábaco: as ilhas Lealistas

As ilhas Ábaco são uma cadeia de ilhas, localizadas na parte norte do arquipélago das Bahamas, que estendem-se por mais de 200 km do lado Atlântico dos recifes de coral das Bahamas. As ilhas Ábaco são compostas das ilhas principais do Great Ábaco e do Little Ábaco e dalgumas ilhas menores, incluindo Treasure Cay, Green Turtle Cay, Walker’s Cay, Wood Cay, Great Guana Cay, Umbrella Cay, Gorda Cay, Stranger’s Cay, Elbow Cay, Man-o-War Cay e Moore’s Island.

A população vive principalmente nas vilas de Marsh Harbour, localizada na parte central de Great Ábaco, e de Coopers Town, localizada na extremidade norte da ilha de Great Ábaco.

As ilhas foram o refúgio preferido pelos estadounidenses, que haviam permanecido leais à coroa britânica após a Guerra da Independência Estadounidense. Seus descendentes vivem ainda aqui. É o único caso das Bahamas, onde a população branca representa 50% dos 17.000 habitantes das ilhas.

Como todas as ilhas Bahamas estas ilhas são caracterizadas por praias de areia branca, rodeadas por águas mornas e claras, que torna esta longa cadeia de ilhas num paraíso para os amantes de praia e desporto aquático, de mergulho e da vela. As costas são caracterizadas por baías, enseadas e portos abrigados, onde existem marinas e estâncias, onde os visitantes podem encontrar todos os confortos. Treasure Cay e Great Guana Cay possuem quilómetros de praias imaculadas. Castaway Cay é em vez uma ilha privada da Disney Cruise Line, onde chegam navios enormes de cruzeiro carregados com turistas.

Elbow Cay, Abaco, Bahamas. Autor Gabrielle Cyr. Licensed under Creative Commons Attribution

Elbow Cay, Abaco, Bahamas. Autor Gabrielle Cyr

Mas não é só o mar, que atrai os turistas, que visitam o arquipélago. Há também antigos assentamentos lealistas britânicos, que são hoje vilas charmosas coloniais como New Plymouth do Green Turtle Cay e Hope Town do Elbow Cay. Existe um campo de golfe espetacular em Treasure Cay. Entre as outras atrações da ilha de Elbow Cay é o Elbow Reef Lighthouse, um farol construído em 1862. Os habitantes do Man-o-War Cay são famosos para a construção de barcos feitos à mão.

As ilhas tem também dois parques nacionais: Abaco National Park e Walker’s Cay National Park. Um parque marinho e terrestre: Pelican Cays Land & Sea Park. Além disso há três reservas nacionais: Black Sound Cay National Reserve, Tilloo Cay National Reserve e Fowl Cays National Reserve.

COMO CHEGAR ÀS ILHAS ÁBACO: Para atingir as ilhas Ábaco pode usar os dois aeroportos de Marsh Harbour International Airport (MHH), que é o mais importante, e o Treasure Cay International Airport (TCB). Ambos os aeroportos têm também voos a partir dos Estados Unidos. Além disso existem pistas aéreas na Moore’s Island, no Sandy Point, no Scotland’s Cay e no Spanish Cay.

Por mar pode usar as balsas dos Bahamas Ferry Services, que ligam Nassau com o South Ábaco Terminal. O Pinder’s Ferry em vez tem ligações diárias entre McLean’s Town Cay na ilha de Grand Bahama e no Crown Haven em Little Ábaco.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

dealform 336x280
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem