Home / América Central e Caribe / Bahamas / Ilhas Ábaco: as ilhas Lealistas

Ilhas Ábaco: as ilhas Lealistas

As ilhas Ábaco são uma cadeia de ilhas, localizadas na parte norte do arquipélago das Bahamas, que estendem-se por mais de 200 km do lado Atlântico dos recifes de coral das Bahamas. As ilhas Ábaco são compostas das ilhas principais do Great Ábaco e do Little Ábaco e dalgumas ilhas menores, incluindo Treasure Cay, Green Turtle Cay, Walker’s Cay, Wood Cay, Great Guana Cay, Umbrella Cay, Gorda Cay, Stranger’s Cay, Elbow Cay, Man-o-War Cay e Moore’s Island.

A população vive principalmente nas vilas de Marsh Harbour, localizada na parte central de Great Ábaco, e de Coopers Town, localizada na extremidade norte da ilha de Great Ábaco.

As ilhas foram o refúgio preferido pelos estadounidenses, que haviam permanecido leais à coroa britânica após a Guerra da Independência Estadounidense. Seus descendentes vivem ainda aqui. É o único caso das Bahamas, onde a população branca representa 50% dos 17.000 habitantes das ilhas.

Como todas as ilhas Bahamas estas ilhas são caracterizadas por praias de areia branca, rodeadas por águas mornas e claras, que torna esta longa cadeia de ilhas num paraíso para os amantes de praia e desporto aquático, de mergulho e da vela. As costas são caracterizadas por baías, enseadas e portos abrigados, onde existem marinas e estâncias, onde os visitantes podem encontrar todos os confortos. Treasure Cay e Great Guana Cay possuem quilómetros de praias imaculadas. Castaway Cay é em vez uma ilha privada da Disney Cruise Line, onde chegam navios enormes de cruzeiro carregados com turistas.

Mas não é só o mar, que atrai os turistas, que visitam o arquipélago. Há também antigos assentamentos lealistas britânicos, que são hoje vilas charmosas coloniais como New Plymouth do Green Turtle Cay e Hope Town do Elbow Cay. Existe um campo de golfe espetacular em Treasure Cay. Entre as outras atrações da ilha de Elbow Cay é o Elbow Reef Lighthouse, um farol construído em 1862. Os habitantes do Man-o-War Cay são famosos para a construção de barcos feitos à mão.

As ilhas tem também dois parques nacionais: Abaco National Park e Walker’s Cay National Park. Um parque marinho e terrestre: Pelican Cays Land & Sea Park. Além disso há três reservas nacionais: Black Sound Cay National Reserve, Tilloo Cay National Reserve e Fowl Cays National Reserve.

COMO CHEGAR ÀS ILHAS ÁBACO: Para atingir as ilhas Ábaco pode usar os dois aeroportos de Marsh Harbour International Airport (MHH), que é o mais importante, e o Treasure Cay International Airport (TCB). Ambos os aeroportos têm também voos a partir dos Estados Unidos. Além disso existem pistas aéreas na Moore’s Island, no Sandy Point, no Scotland’s Cay e no Spanish Cay.

Por mar pode usar as balsas dos Bahamas Ferry Services, que ligam Nassau com o South Ábaco Terminal. O Pinder’s Ferry em vez tem ligações diárias entre McLean’s Town Cay na ilha de Grand Bahama e no Crown Haven em Little Ábaco.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: