Home / América do Norte / Estados Unidos / Estado de Nova Iorque: natureza e cidades, Niagara e a cidade de Nova Iorque

Estado de Nova Iorque: natureza e cidades, Niagara e a cidade de Nova Iorque

O Estado de Nova Iorque (The Empire State) está localizado no nordeste dos Estados Unidos. A maior cidade do Estado é Nova Iorque, mas a capital do Estado é Albany, uma das cidades mais antigas dos Estados Unidos, fundada pelos neerlandeses em 1614.

O Estado de Nova Iorque tem vista para o Oceano Atlântico e faz fronteira a norte com o Canadá, a nordeste com Vermont, a leste com Massachusetts, a sudeste com o Connecticut, a sudoeste com o New Jersey e Pensilvânia, também a sudeste em Long Island tem uma fronteira marítima com o pequeno Estado de Rhode Island.

O Grande Vale dos Apalaches (Great Appalachian Valley) ocupa a parte leste do Estado, enquanto a área ocidental é caracterizada pelo vale do Hudson e pelo Lago Champlain. A oeste desta área ficam a norte as montanhas Adirondack com o pico mais alto do Estado, o Mount Marcy com 1.629 metros, e a sul as montanhas de Catskill.

Entre os rios mais importantes existem o rio Hudson, que atravessa o Estado inteiro como parte da fronteira com o Canadá, marcado pelo Rio São Lourenço. Outro rio, que marca a fronteira com o Canadá é o rio Niagara, que forma as famosas cataratas. Quanto aos lagos o Lago Champlain está localizado no nordeste ao longo da fronteira com o Estado de Vermont. A costa sul do Lago Ontário e o sudeste do Lago Erie fazem parte do Estado de Nova Iorque.

O atual Estado de Nova Iorque era no século XVII o centro da colónia neerlandesa de Nieuw Nederland, que ocupava ao longo da costa os territórios entre o Delaware e o Connecticut, e no interior o vale do Rio Hudson até Albany. A colónia neerlandesa foi ocupada pelos britânicos em 1664 e no Tratado de Breda foi trocada pela colónia de Suriname. Em 1673 os neerlandeses retomaram suas antigas possessões e os mantiveram até novembro de 1674, quando Nova Iorque foi novamente cedida aos britânicos.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 141.299 km², 27° maior Estado dos Estados Unidos da América
  • População: 19.500.000 (dados de 2008): europeus 67.9%, africanos 15.9%, asiáticos 5.5%, ameríndios 0.4%. Os hispânicos, classificados em diferentes tipos raciais, são 15.1%. (dados de 2000).
  • Capital estadual: Albany
  • Língua: A língua oficial é o inglês, falado como primeira língua por 71,8% da população. O espanhol é falado como primeira língua por 14.0% da população, o chinês por 1.66%, o russo por 1.33%, o italiano por 1.27%. (dados de 2005).
  • Religião: Cristãos 74%: católicos romanos 39%, protestantes 21%, evangélicos 11%, ortodoxos 1%, testemunhas de Jeová 1%; além disso judeus 6%, muçulmanos 1%, budistas 1%, hinduístas 1%
  • Fuso horário: UTC-5; no verão UTC-4

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: