Home / América Central e Caribe / Bahamas / Exumas: uma longa cadeia de ilhas e bancos de areia
Sandy Cay, Exumas, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini
Sandy Cay, Exumas, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Exumas: uma longa cadeia de ilhas e bancos de areia

As Ilhas de Exuma são um grupo de ilhas e bancos de areia. No total são mais de 365 ilhas sobre uma área total de 250 quilômetros quadrados. Estão localizadas ao sudeste da capital das Bahamas, Nassau, e estendem-se por 200 km para o sudeste. As duas ilhas maiores – aquelas de Great Exuma e Little Exuma – estão localizadas na parte sul do arquipélago. Para o noroeste de Great Exuma estendem-se centenas de ilhas e ilhotas dos Exuma Cays.

As ilhas são um destino popular e existem estâncias exclusivas, praias, ilhas particulares de celebridades e têm sido muitas vezes usadas como bastidor de filmagem. Entre os locais de filmes famosos encontram-se: Sandy Cay ao leste de Little Exuma, onde foram filmadas cenas do mar de “Pirates of the Caribbean: Dead Man’s Chest” (Piratas do Caribe: O Baú da Morte/Piratas das Caraíbas: O Cofre do Homem Morto). Enquanto em Thunderball Grotto, perto de Staniel Cay, foi filmado o filme de James Bond “Thunderball” (007 contra a Chantagem Atômica/007 – Operação Relâmpago)

Voando sobre as ilhas Exumas, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Voando sobre as ilhas Exumas, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Great Exuma e Little Exuma – que são unidas por uma ponte – são conhecidas por sua atmosfera descontraída, pelas belas praias. Entre elas uma das mais belas das Exumas é o Tropic of Cancer Beach ou Pelican Beach em Little Exuma, uma lua bonita crescente de areia branca fina como poeira.

Great Exuma foi estabelecida desde 1783 por um grupo de legalistas norteamericanos, que estabeleceram-se aqui depois de fugir dos Estados Unidos da América durante a Guerra Revolucionária Estadounidense. Hoje as Exumas têm uma população de pouco mais de sete mil habitantes. A maioria dos quais reside nas duas ilhas principais de Great e Little Exuma. A aldeia mais importante e o centro administrativo das ilhas é George Town na ilha de Great Exuma.

Para os turistas e também para aqueles, que viajam com crianças, as Exumas têm muito a oferecer: Nessas ilhas pode alimentar as iguanas terrestres em Sandy Cay ou nadar com os porcos na água do mar do Major’s Spot Cay.

Iguana, Sandy Cay, Exumas, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Iguana, Sandy Cay, Exumas, Bahamas. Autor e Copyright Marco Ramerini

Há muitas reservas naturais e históricas, que podem oferecer oportunidades atraentes de expêriencias novas para adultos e crianças. Estas incluem o Moria Harbour Cay National Park, que está localizado entre Great e Little Exuma. Este inclui dunas de areia, praias, mangues e leitos de algas marinhas. O parque é um local de nidificação para aves marinhas e um berçário para a vida marinha.

Uma outra reserva natural das Exumas é o Exuma Cays Land and Sea Park, que estende-se para 176 milhas náuticas quadradas nas Exuma Cays. A sede do parque está localizada na ilha de Warderick Wells. O parque abriga os estromatólitos, que estão entre as mais antigas e mais raras criaturas vivas do planeta. Estes organismos estão entre as causas principais para a presença de oxigênio na atmosfera da Terra e dominaram a Terra por quase três biliões de anos. Atualmente existem apenas nalgumas áreas da Austrália (como o Hamelin Pool em Shark Bay da Austrália Ocidental), na Flórida, nas Bahamas e no Golfo Pérsico. Os estromatólitos modernos prosperam nos Exuma Cays.

COMO CHEGAR ÀS ILHAS EXUMAS: As ilhas têm um aeroporto internacional: O Aeroporto Internacional de Exuma (Exuma International Airport), situado na ilha de Great Exuma no noroeste de George Town. A ilha está ligada por voos diretos para Nassau e para algumas cidades dos Estados Unidos da América e do Canadá. Outros aeroportos pequenos, onde aviões pequenos podem aterrar, são os de Staniel Cay Airport, Black Point Airport e Farmer’s Cay Airport. Por mar pode usar as balsas dos Bahamas Ferry Services, que ligam George Town em Great Exuma com Nassau.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM EXUMAS

Booking.com