Home / Europa / França / Bretanha: costas selvagens, monumentos megalíticos e castelos

Bretanha: costas selvagens, monumentos megalíticos e castelos

A Bretanha é a região mais ocidental da França. Ela ocupa uma grande península, que projeta-se para o Oceano Atlântico. Na Idade Média foi um importante reino independente. A região administrativa atual não cobre todo o território do antigo reino da Bretanha, que estendeu-se muito além dos limites atuais.

A região, cuja capital regional é a cidade de Rennes, é dividida em quatro departamentos: Côtes d’Armor (22) com a localidade principal da cidade de Saint-Brieuc; Finisterra (29) com a localidade principal da cidade de Quimper; Ille-et-Vilaine (35) com a localidade principal da cidade de Rennes e Morbihan (56) com a localidade principal da cidade de Vannes.

O território da Bretanha tem uma paisagem ondulante de colinas suaves com costas muito recortadas com excelentes portos e inúmeros ilhas. A agricultura é altamente desenvolvida. Ela produz frutas, legumes e cereais. Os peixes, graças às águas do oceano ricas em peixes, são um negócio muito rentável.

Devido à localização periférica em comparação com o resto da França, a população da Bretanha tem mantido as suas tradições e costumes, bem como a língua bretã. Esta particularidade torna a região um destino turístico atraente. O região é rica em monumentos megalíticos pré-históricos espalhados por todo o território. A maior presença está localizada em Carnac. As palavras dólmen e menir são derivadas da língua bretã.

A Bretanha é conhecida por seus muitos castelos e as belas cidades e vilas históricas como Saint-Malo, Dinan, Fougères, Quimper, Quimperlé, Rennes e Pleyben. Uma outra atração turística é a costa cênica da Bretanha, rica em enseadas e baías com pedras de granito em tons vermelhos como ao longo da Costa de Granito Rosa (Côte de Granit Rose), que estende-se por mais de 30 km entre Plestin-les-Greves e Louannec.

A paisagem da Bretanha tem sido uma fonte de inspiração para muitos artistas como Marc Chagall, Paul Gauguin e Paul Signac. Uma parte do Património Mundial da UNESCO é também o local da Tour Vauban em Camaret-sur-Mer, que faz parte do sistema de fortificações de Vauban com um total de 12 fortalezas espalhadas nas fronteiras da França.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • BRETANHA (BRETAGNE)
  • Área: 27.208 km²
  • População: 3.103.000 (censo de 2007)
  • Capital regional: Rennes

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com