Home / Europa / França / Provença-Alpes-Costa Azul: centros históricos, lavanda, montanhas, mar e praias

Provença-Alpes-Costa Azul: centros históricos, lavanda, montanhas, mar e praias

A região francesa de Provença-Alpes-Costa Azul (Provence-Alpes-Côte d’Azur) estende-se no sudeste da França entre os Alpes, o Ródano e o Mar Mediterrâneo. A leste ao longo dos Alpes faz fronteira com a Itália, ao norte faz fronteira com a região francesa de Ródano-Alpes (Rhône-Alpes) e a oeste com o Languedoque-Rossilhão, enquanto que o Principado de Mônaco é completamente cercado do território da região.  A cidade mais importante é Marselha (Marseille), que é também a capital da região, além de ser a terceira maior cidade da França.

A região é constituída por seis departamentos: Alpes da Alta Provença (Alpes-de-Haute-Provence) (04) com a localidade principal de Digne-les-Bains, Altos Alpes (Hautes-Alpes) (05) com a localidade princpal de Gap, Alpes Marítimos (Alpes Maritimes) (06) com a localidade principal de Nice, Bocas do Ródano (Bouches-du-Rhône) (13) com a localidade principal de Marselha, Var (83) com a localdade principal de Toulon e Vaucluse (84) com a localidade principal de Avinhão.

A montanha mais alta da região é o Barre des Ecrins com 4.102 metros no departamento de Altos Alpes (Hautes-Alpes). A economia da região é altamente desenvolvida. Provença-Alpes-Costa Azul é a terceira maior zona económica da França depois da Ile-de-France e Ródano-Alpes. O turismo é uma das atividades mais importantes. A região é juntamente com Paris o principal destino turístico da França.

Do ponto de vista do turismo a região Provença-Alpes-Costa Azul está cheia de atrações. Há a famosa Costa Azul ou Riviera Francesa com os centros mundanos e balnéarios renomados de Cannes, Nice, Antibes, Saint-Tropez e Saint Raphael, a Camargue com suas paisagens desoladas de lagoas e pântanos, a Provença com os centros históricos e artísticos de primeira ordem (Arles, Avinhão, Orange, Carpentras, Vaison-la-Romaine, Les-Baux-de-Provence, Aix-en-Provence) e os Alpes do sul com estações de esqui de reputação.

A região há 5 locais declarados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO: 1) o centro histórico de Avinhão com o Palácio Papal, o Conjunto Episcopal e a ponte sobre o Ródano, 2) Arles com os seus monumentos romanos e românicos, 3) Orange com o teatro romano e o arco triunfal.

Parte dos sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO são também: 4) Os dois fortes de Briançon e Mont-Dauphin, uma parte do sistema de fortificações de Vauban dum total de 12 fortalezas espalhadas nas fronteiras da França. Além disso fazem parte do Património Mundial da UNESCO: 5) Os locais da rota de peregrinação a Santiago de Compostela na França (Chemins de Saint-Jacques-de-Compostelle en France), um dos quais está localizado na região (a igreja de Saint-Honorat em Arles).

Entre as cidades menores mais interessantes para visitar existem a cidade de Sisteron com sua antiga cidadela e as ruas medievais, Digne-les-Bains com seus banhos termais, Moustiers-Sainte-Marie, famosa pela sua cerâmica e pela paisagem cênica, Grasse, conhecida por perfumes e Saint-Paul de Vence, uma cidade rica em galerias de arte. Entre as atrações naturais a região há três parques nacionais (Mercantour Ecrins e Port-Cros) e áreas de paisagem de grande beleza como a Camargue, o Grand Canyon do Verdon, as Gorges de Daluis, as Gorges du Cians, as Gorges de la Nesque, o Monte Ventoux, o Parque Natural de Luberon e a bela costa de Esterel.

O clima da Provença.

O clima da Costa Azul.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • PROVENÇA-ALPES-COSTA AZUL (PROVENCE-ALPES-CÔTE D’AZUR)
  • Área: 31.400 km²
  • População: 4.818.000 (censo de 2007)
  • Capital regional: Marselha (Marseille)

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: