Home / Europa / França / Autun: Vestígios imponentes romanos e uma catedral românica

Autun: Vestígios imponentes romanos e uma catedral românica

Autun é uma cidade de 21.000 habitantes na França do centro-leste na região francesa de Borgonha no departamento de Saône-et-Loire. Autun fica na margem esquerda do rio Arroux 50 km ao oeste de Beaune e 90 km ao sul-oeste de Dijon.

Autun foi fundada sob o nome de Augustodunum durante o reinado do imperador romano Augusto. Foi uma importante cidade romana e residência do prefeito da Gália. No final do Império a cidade foi destruída várias vezes por bárbaros.

Em 725 a cidade foi capturada pelos árabes. Esta conquista representou o ponto extremo setentrional alcançado pelas tropas árabes na Europa. Em 732 após a derrota na Batalha de Tours e Poitiers os árabes foram forçados a retirar-se.

Nos séculos seguintes Autun floresceu sob os duques de Borgonha, mas foi incendiado durante a Guerra dos Cem Anos.

ATRAÇÕES TURÍSTICAS: O QUE VISITAR EM AUTUN

A cidade é conhecida por suas ruínas romanas e a Catedral românica de St. Lazare. Os muros, que cercam a cidade por 6 km e conservam dois dos portões monumentais (Porte de St.-André e Porte d’Arroux), são do período romano.

Do período imperial fazem parte os restos do Templo de Janus, a Pierre de Couhard e os restos do Teatro Romano. Esta última é uma estrutura com um diâmetro de 148 metros com uma capacidade para 20.000 espectadores.

Artisticamente é de grande importância a Catedral de St. Lazare no estilo românico da Borgonha. Foi construída pelo Bispo Etienne de Bâgé no século XII para coletar as relíquias da Saint-Lazare. A igreja é ricamente decorada com esculturas, por exemplo o tímpano acima do portal ocidental, representando o Juízo Final por Gislebertus e as esculturas belas sobre os capitéis das colunas.

Entre os outros edifícios de interesse de Autun tem que lembrar: a Torre das Ursulinas, o Hôtel de Ville (século XIX), o Théâtre de la Ville, a Escola Militar (Lycée Militaire), a antiga prisão (prison cellulaire) e a passagem coberta (Passage couvert) no estilo neo-renascentista do século XIX.

MUSEUS: Entre os museus de Autun há: O Museu Rolin (Musée Rolin), abrigando uma rica coleção de arte, que vai desde a antiguidade até o século XX (mosaicos romanos, esculturas medievais e pinturas flamengas). Além disso há o Museu de História Natural (Musée d’Histoire Naturelle), um dos museus mais belos de história natural da França com mais de 800.000 espécimes de aves, fósseis, plantas, insetos e conchas e finalmente o Museu dos “Antigos Alunos da Tropa” (Musée des Anciens Enfants de Troupe).

O clima de Autun.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: