Home / América do Sul / Brasil / Minas Gerais: tesouros da arte colonial e planaltos

Minas Gerais: tesouros da arte colonial e planaltos

O Estado de Minas Gerais é um dos maiores do Brasil. É em segundo lugar pela população depois do Estado de São Paulo, enquanto é o quarto Estado do país em termos de tamanho. Minas Gerais, por extensão de seu território, é maior que a França. Do ponto de vista económico Minas Gerais ocupa a terceira posição entre os Estados brasileiros mais ricos e mais industrializados depois os de São Paulo e de Rio de Janeiro.

Minas Gerais não tem acesso ao mar, faz fronteira ao norte com o Estado da Bahia, no oeste com os Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, onde fica a capital do Brasil, Brasília, para o sul com o Estado de São Paulo, para o sudeste com o Estado do Rio de Janeiro no leste com o Estado do Espírito Santo.  Sua capital é a cidade de Belo Horizonte.

O território de Minas Gerais é composto de planaltos que têm uma altitude de 700 metros. Estes planaltos são parte do Planalto Atlântico e do Planalto Central. O território é montanhoso e não tem vastas planícies. Os rios mais importantes são o Rio São Francisco, o Rio Paranaíba, o Rio Grande e o Rio Doce.

Há muitas cadeias de montanhas no Estado: Para o sul ao longo da fronteira com os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro é a Serra da Mantiqueira, onde subem a Pedra da Mina com 2.798 m e o Pico das Agulhas Negras com 2.792 metros.

Para o nordeste as montanhas continuam pela Serra do Caparaó na fronteira com o Estado do Espírito Santo.  Aqui é a montanha mais alta de Minas Gerais: o Pico da Bandeira com 2.891 metros. No meio do Estado está a Serra do Espinhaço, que estende-se por 1.000 km e atinge mais de dois mil metros acima do nível do mar.

Minas Gerais é rico em matérias-primas e indústrias. Entre estas são desenvolvidas a mineração, as telecomunicações, a mecânica e a eletrônica. Graças às inúmeras cidades de origem colonial o turismo é bem desenvolvido.

– As atrações turísticas: o que visitar no Estado de Minas Gerais

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 586.528 km²
  • População: 19.595.309 (situação em 2010): brancos 45,4%, pardos 44,3%, pretos 9,2%, amarelos e indígenas 1,1%
  • Capital: Belo Horizonte
  • Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM BELO HORIZONTE

Booking.com