O Estado de Minas Gerais é um dos maiores do Brasil. É em segundo lugar pela população depois do Estado de São Paulo, enquanto é o quarto Estado do país em termos de tamanho. Minas Gerais, por extensão de seu território, é maior que a França. Do ponto de vista económico Minas Gerais ocupa a terceira posição entre os Estados brasileiros mais ricos e mais industrializados depois os de São Paulo e de Rio de Janeiro.
Minas Gerais não tem acesso ao mar, faz fronteira ao norte com o Estado da Bahia, no oeste com os Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, onde fica a capital do Brasil, Brasília, para o sul com o Estado de São Paulo, para o sudeste com o Estado do Rio de Janeiro no leste com o Estado do Espírito Santo. Sua capital é a cidade de Belo Horizonte.
O território de Minas Gerais é composto de planaltos que têm uma altitude de 700 metros. Estes planaltos são parte do Planalto Atlântico e do Planalto Central. O território é montanhoso e não tem vastas planícies. Os rios mais importantes são o Rio São Francisco, o Rio Paranaíba, o Rio Grande e o Rio Doce.
Há muitas cadeias de montanhas no Estado: Para o sul ao longo da fronteira com os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro é a Serra da Mantiqueira, onde subem a Pedra da Mina com 2.798 m e o Pico das Agulhas Negras com 2.792 metros.
Para o nordeste as montanhas continuam pela Serra do Caparaó na fronteira com o Estado do Espírito Santo. Aqui é a montanha mais alta de Minas Gerais: o Pico da Bandeira com 2.891 metros. No meio do Estado está a Serra do Espinhaço, que estende-se por 1.000 km e atinge mais de dois mil metros acima do nível do mar.
Minas Gerais é rico em matérias-primas e indústrias. Entre estas são desenvolvidas a mineração, as telecomunicações, a mecânica e a eletrônica. Graças às inúmeras cidades de origem colonial o turismo é bem desenvolvido.
– As atrações turísticas: o que visitar no Estado de Minas Gerais
Texto português corrigido por Dietrich Köster.
- Área: 586.528 km²
- População: 19.595.309 (situação em 2010): brancos 45,4%, pardos 44,3%, pretos 9,2%, amarelos e indígenas 1,1%
- Capital: Belo Horizonte
- Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2