Home / América do Sul / Brasil / Minas Gerais: tesouros da arte colonial e planaltos
Face de Cristo, Pico da Bandeira, Minas Gerais, Brasil. Author Humberto do Lago Müller. No copyright
Face de Cristo, Pico da Bandeira, Minas Gerais, Brasil. Author Humberto do Lago Müller

Minas Gerais: tesouros da arte colonial e planaltos

O Estado de Minas Gerais é um dos maiores do Brasil. É em segundo lugar pela população depois do Estado de São Paulo, enquanto é o quarto Estado do país em termos de tamanho. Minas Gerais, por extensão de seu território, é maior que a França. Do ponto de vista económico Minas Gerais ocupa a terceira posição entre os Estados brasileiros mais ricos e mais industrializados depois os de São Paulo e de Rio de Janeiro.

Minas Gerais não tem acesso ao mar, faz fronteira ao norte com o Estado da Bahia, no oeste com os Estados de Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, onde fica a capital do Brasil, Brasília, para o sul com o Estado de São Paulo, para o sudeste com o Estado do Rio de Janeiro no leste com o Estado do Espírito Santo.  Sua capital é a cidade de Belo Horizonte.

O território de Minas Gerais é composto de planaltos que têm uma altitude de 700 metros. Estes planaltos são parte do Planalto Atlântico e do Planalto Central. O território é montanhoso e não tem vastas planícies. Os rios mais importantes são o Rio São Francisco, o Rio Paranaíba, o Rio Grande e o Rio Doce.

Há muitas cadeias de montanhas no Estado: Para o sul ao longo da fronteira com os Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro é a Serra da Mantiqueira, onde subem a Pedra da Mina com 2.798 m e o Pico das Agulhas Negras com 2.792 metros.

Mapa de Minas Gerais. Wikipédia, Raphael Lorenzeto de Abreu

Mapa de Minas Gerais. Wikipédia, Raphael Lorenzeto de Abreu

Para o nordeste as montanhas continuam pela Serra do Caparaó na fronteira com o Estado do Espírito Santo.  Aqui é a montanha mais alta de Minas Gerais: o Pico da Bandeira com 2.891 metros. No meio do Estado está a Serra do Espinhaço, que estende-se por 1.000 km e atinge mais de dois mil metros acima do nível do mar.

Minas Gerais é rico em matérias-primas e indústrias. Entre estas são desenvolvidas a mineração, as telecomunicações, a mecânica e a eletrônica. Graças às inúmeras cidades de origem colonial o turismo é bem desenvolvido.

– As atrações turísticas: o que visitar no Estado de Minas Gerais

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Área: 586.528 km²
  • População: 19.595.309 (situação em 2010): brancos 45,4%, pardos 44,3%, pretos 9,2%, amarelos e indígenas 1,1%
  • Capital: Belo Horizonte
  • Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem