Home / América do Sul / Brasil / Bahia / Bahia: praias, natureza e tradições
Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Author and Copyright Marco Ramerini
Chapada Diamantina, Bahia, Brasil. Author Marco Ramerini

Bahia: praias, natureza e tradições

O Estado da Bahia é um Estado do Nordeste do Brasil com Salvador como.capital. É o quinto maior Estado do Brasil.  A população é composta por uma maioria de mulatos com uma substancial minoria de brancos e negros (pardos 63,4%, brancos 20,3%; pretos 15,7%, amarelos e indígenas 0,6%).  O Estado da Bahia tem a leste mais de 1.100 km de costa banhada pelo Oceano Atlântico, enquanto ao sul faz fronteira com os Estados brasileiros de Minas Gerais e Espírito Santo e ao oeste faz fronteira com os Estados de Goiás e Tocantins e finalmente ao norte faz fronteira com os Estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí.

Do ponto de vista geográfico o Estado da Bahia é plano ao longo da costa, enquanto o interior é montanhoso. Aqui existem alguns planaltos chamados chapadas: Chapada Diamantina, Chapada das Mangabeiras, Serra do Ramalho, Serra do Boqueirão, Serra Tabatinga e na extremidade oeste,ao longo da fronteira com o Goiás há o conjunto de planaltos de Espigão Mestre. As montanhas mais altas são o Pico do Barbado com 2.033 metros). A montanha mais alta de todo o nordeste é o Pico das Almas com 1,958 metros, que encontra-se na Chapada Diamantina.

A planície costeira é caracterizada por uma vegetação luxuriante, enquanto no interior encontra-se a Caatinga e o Sertão. O rio mais importante é o Rio São Francisco, que cruza de sul para norte o interior do Estado e é intensamente explorado em termos de energia hidrelétrica graças à barragem de Paulo Afonso.

O Estado da Bahia é o sexto Estado mais rico do Brasil com uma boa economia industrial e agrícola. Na agricultura o Estado da Bahia é o maior produtor brasileiro de mandioca, cacau, sisal, mamona, coco e feijão. Outras importantes culturas agrícolas são o algodão, a cana-de-açúcar, as bananas e o café. É também importante A pecuária de bovinos e caprinos é também importante. Destacam-se recursos minerais como petróleo e gás natural.

Graças à beleza artística das cidades coloniais e às belas paisagens o Estado da Bahia tem um grande afluxo de turistas. O Estado é o segundo destino turístico do Brasil depois do Estado do Rio de Janeiro.

As atrações turísticas: o que visitar no Estado da Bahia

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 567.692 km²
  • População: 14.016.906 (situação em 2010): pardos 63,4%; brancos 20,3%; pretos 15,7%; amarelos e indígenas 0,6%
  • Capital: Salvador
  • Fuso horário: UTC-3, no verão UTC-2

ALOJAMENTOS E HOTÉIS NA BAHIA

Booking.com