Home / Europa / Áustria / Linz: um centro histórico gótico e barroco ao longo do Danúbio
Bandeira da Austria
Bandeira da Austria

Linz: um centro histórico gótico e barroco ao longo do Danúbio

Linz é uma cidade industrial da Áustria com 190 mil habitantes, assim sendo a cidade mais populosa da Áustria depois de Viena e Graz. É a capital da região de Alta Áustria. A cidade situa-se quase a meio caminho entre Salzburgo e Viena e a uma curta distância das fronteiras com a Alemanha e a República Checa.

A cidade foi fundada pelos romanos, que a chamaram Lentia. Durante a Idade Média tornou-se um importante centro de comércio ao longo do Danúbio e foi a sede do governo duma província do Império Romano. Por um breve período no final do século XV durante o reinado de Federico III Linz foi também o principal centro do Império dos Habsburgos.

Linz é hoje uma cidade interessante com um belo centro histórico, dominado por edifícios, igrejas e casas no estilo gótico e barroco. Linz é também um importante porto fluvial da Áustria. A cidade situa-se na margem direita do Danúbio, numa localização estratégica entre Viena e a fronteira com a Alemanha.

COMO CHEGAR A LINZ

O aeroporto de Linz (Linz Blue Danube Airport), está localizado a 10 km do centro da cidade.

O aeroporto não tem voos para cidades de Portugal e do Brasil.  Para chegar à cidade por via aérea deve voar para o aeroporto de Viena, que está bem servido com voos a partir de várias cidades de Portugal e do Brasil. De Viena Linz pode ser alcançado através das ligações ferroviárias rápidas.

O aeroporto está ligado à rede de transportes públicos da cidade por autocarros e comboios, que ligam para a estação Hörsching.

Comboio: A cidade fica ao longo do caminho de ferro, que liga Salzburgo a Viena. Por isso Linz é facilmente acessível a partir do resto de Europa.

COMO LOCOMOVER-SE: TRANSPORTE URBANO DE LINZ

Linz tem uma rede de linhas de autocarros e eléctricos operadas por Linz AG Linien recentemente modernizadas com o uso do novo “Eurotram” e a construção dum trecho subterrâneo na estação central. A mesma empresa administra também o trilho do eléctrico Pöstlingberg e o de Pöstlingberg Grotto.

A rede de transportes públicos estende-se por 180 km com mais de 730 paragens. Os bilhetes para os transportes públicos estão à venda nas máquinas de bilhetes nas paragens de eléctrico ou nas agências de viagem, lojas de tabaco e postos de informação turística.

A cidade está conectada com as cidades vizinhas pela Linzer Lokalbahn, que é uma rede de transportes integrados de autocarros, comboios e navios.

Linz atrações turísticas: que ver a Linz.

Linz clima: quando ir a Linz.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com