Home / Europa / Áustria / Sölden: a estância de esqui mais frequentada dos Alpes austríacos
Bandeira da Austria
Bandeira da Austria

Sölden: a estância de esqui mais frequentada dos Alpes austríacos

Sölden é uma pequena vila no Vale de Ötz do Tirol na Áustria. Graças ao desporto de inverno tornou-se o terceiro destino turístico na Áustria depois de Viena e Salzburgo. Sölden é um centro de esqui de primeiro plano do Tirol austríaco, localizado no Vale de Ötz a 65 km de Insbruque.

A vila principal Sölden está localizada a uma altura de 1.368 metros, enquanto a pequena localidade de Hochsölden está localizada a uma altura de 2.090 metros. Sölden está rodeado pelos picos dos Alpes de Venoste na proximidade desta importante estação de esqui austríaca. É a segunda montanha mais alta da Áustria pelo Wildspitze com 3.768 metros. No Langenfeld vizinho fica o Aqua Dome, o único balneário do Tirol austríaco.

DESPORTO DE INVERNO EM SÖLDEN

A área de esqui de Sölden, que inclui as duas geleiras do Rettenbachferner e do Tiefenbachferner, tem 39 subidas mecânicas e 146 km de pistas de esqui. A maior parte da área de esqui está localizada a uma altura de mais de 2.000 metros, atingindo uma altitude máxima de 3.250 metros. A vila de Sölden tem três pistas de esqui cross-country de 16 km e uma de tobogã, uma pista de gelo e dois parques iluminados de diversões (Tiefenbach/Giggijoch). A localidade de montanha de Hochsölden é composta por vários hotéis, um restaurante, duas lojas com artigos de desporto, alguns edifícios residenciais e uma escola de esqui.

Outras localidades do município de Sölden, que são equipadas para desporto de inverno são Obergurgl/Hochgurgl e Vent. Obergurgl é um pequena estância de esqui, situada a 1.930 metros acima do nível do mar ao longo do caminho para a passagem do Timmelsjoch com 2.509 metros, que liga o Vale Passeier com o Vale de Ötz. Hochgurgl é ao contrário um complexo hoteleiro situado a 2.150 metros na estrada para o Timmelsjoch. Vent é uma aldeia de montanha localizada a 1.895 metros acima do nível do mar no final do Vale de Vent.

PARA OS ESQUIADORES

Sölden

– Elevação: 1.350 metros (Sölden) – 3250 metros

– Subidas mecânicas: 36

– Pistas de esqui: 146 km (62 km vermelho, 51 km azul, 27 km preto, 6 km de passadeiras). Esqui cross-country: 16 km

– Pista iluminada de patinação no gelo

Obergurgl/Hochgurgl

– Elevação: 1.800 metros – 3.080 metros

– Subidas mecânicas: 23

– Pistas: 110 km (55 km vermelho, 35 km azul, 20 km preto, tapis-roulants). Esqui cross-country: 36 km

– Pista iluminada de patinação no gelo

Vent

– Elevação: 1.900 metros – 2.680 metros

– Subidas mecânicas: 4

– Pistas: 15 km (15 km vermelho, 5 km azul). Esqui cross-country: 4 km

CAMINHADAS, PASSEIOS, TRILHAS DE BICICLETA E MOUNTAINBIKE EM SÖLDEN

Na área de Sölden há mais de 150 trilhas demarcadas. Entre eles há trilhas fáceis (azul), bem marcadas, adequadas para todos, especialmente para famílias. Não precisa de equipamento especial e não existem encostas difíceis. As trilhas vermelhas são duma dificuldade intermediária, às vezes íngremes, estreitas e requerem uma boa aptidão física e uma roupa decente. As trilhas pretas são as mais duras e difíceis e podem ser perigosas em mau tempo. Sölden tem 70 rotas para bicicletas e bicicletas de montanha, que são igualmente divididas de acordo com o grau de dificuldade.

PARA OS CAMINHANTES

Passeios

–  Trilhas: 152 (dos quais 60 simples (azul), 78 intermediário (vermelha), 14 difíceis (os pretos)

Bicicleta

– Rotas para o ciclismo / mountain bike: 70 (incluindo 11 fácil, 31 de dificuldade médio e 28 difícil)

– Rotas para mountain bike: 41

CARRO

– A estrada asfaltada mais alta da Europa, a Ötztal-Gletscherstrasse, chega a 2.830 metros, permitindoe o acesso às geleiras Rettenbach e Tiefenbachferner nos Alpes de Venoste.

Acomodações em Sölden

Sölden tem uma série de alternativas para a estadia, que vão desde o hotel clássico de Tirol aos centros de fitness com sauna e massagem, a pequena cama, as casas de férias e até os apartamentos de cada tamanho e forma.  Certamente encontrará o alojamento adequado para as suas férias de esqui ou para o seu fim de semana.

COMO CHEGAR A SÖLDEN

Carro: Sölden está localizado a 65 km a sudoeste de Insbruque no Vale de Ötz, um vale ao lado do rio Inn e é facilmente acessível a partir da Itália, da Alemanha, da Eslovénia, da Suíça e do Listenstaine.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com