Home / África / Cabo Verde / Cabo Verde: vulcões, praias e desertos

Cabo Verde: vulcões, praias e desertos

As Ilhas de Cabo Verde são um arquipélago vulcânico situado a 600 km da costa oeste da África. Estas ilhas foram descobertas no século XV por navegadores portugueses. No momento de sua descoberta as ilhas eram desabitadas e foram colonizadas pelos Portuguêses a partir de 1462.

O arquipélago é composto por dois grupos de ilhas ao norte são as ilhas de Barlavento, que incluem as ilhas de Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia, São Nicolau, Sal e Boa Vista bem como alguns ilhéus. Para o sul são as ilhas de Sotavento formadas pelas ilhas de Maio, Santiago, Fogo e Brava.

A ilha de Santiago (991 km ²) é a maior ilha de Cabo Verde. É aqui que fica cerca da metade da população do arquipélago e é aqui onde encontra-se Praia, a capital da nação.

O território do arquipélago é por grande parte deserto e muitas das ilhas são montanhosas. O pico mais alto situa-se na ilha do Fogo. O Pico do Fogo é um vulcão ativo (2829 metros).

A economia das ilhas depende fortemente do exterior. A agricultura, apesar do solo árido e da baixa pluviosidade é o setor mais importante da economia das ilhas, também a pesca eo turismo são atividades importantes. As ilhas de Cabo Verde possuem belas praias e paisagens sombrias, mas fascinantes. A população das Ilhas de Cabo Verde é geralmente muito amigável.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 4.033 km². (Área Arável 11%, Prados e Pastagens 6%, Florestas e Bosques 1%, Inculta e Improdutiva 83%).
  • População: 500.000 (2008) Crioulos (descendentes de cruzamentos entre europeus e africanos) (71%), negros (27%), europeus (2%).
  • Capital: Praia.
  • Língua oficial: o Português. O crioulo português é a língua comum falada por todos os habitantes.
  • Religião: Cristãos 97% (Católicos 93%, Protestantes 4%).
  • Moeda: Escudo cabo-verdiano (CVE)
  • Fuso horário: UTC-1