Home / América do Sul / Guiana / Guiana: savanas, florestas e cachoeiras

Guiana: savanas, florestas e cachoeiras

A Guiana (Co-operative Republic of Guyana/República Cooperativa da Guiana) é uma república presidencial localizada a norte do equador na parte setentrional da América do Sul. É banhada no nordeste pelo Oceano Atlântico e limitada a oeste pela Venezuela e pelo Brasil e a leste pelo Suriname. Georgetown, a capital, está situada na foz do rio Demerara.É o principal porto e a única verdadeira cidade do país.

O território tem uma superfície plana ao longo da costa, baixa e muitas vezes pantanosa. Aqui ficam a capital e a maioria das aldeias. O interior do país é constituído por planaltos baixos com 200 metros de altura e florestas densas.  Algumas vezes existe savana.

Rumo ao oeste e ao sul são estruturas montanhosas em forma de quadro.  Ao longo da fronteira com a Venezuela há a Serra Pacaraima, onde há a altura máxima do país: o Monte Roraima com 2.810 metros na fronteira com a Venezuela e o Brasil. Mais ao sul para a fronteira com o Brasil existe a Serra Acaraí, que tem uma altura ligeiramente em cima de 1.000 metros. Os principais rios na Guiana são o Essequibo, o Demerara, o Berbice e o Courantyne.

O país é rico em recursos minerais: São extraídos bauxita – o país é um dos principais produtores mundiais – , ouro, diamantes, amianto e manganês. Entre os principais produtos agrícolas do país há arroz, cana de açúcar, café, cacau, bananas, citrinos, coco, milho e mandioca. As florestas fornecem uma riqueza substancial de madeiras finas. A criação de suínos, ovinos, caprinos e de aves e a pesca de camarões são modestas. A indústria é limitada ao tratamento de produtos minerais e de produtos agrícolas em fábricas de açúcar, refinarias, destilarias, cervejarias e fábricas de tabaco. A principal atração turística do país são as Cataratas de Kaieteur com 226 metros de altura da queda ao longo do rio Potaro. É uma das cachoeiras mais espectaculares do mundo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 214.970 km²: área arável 2,3%, prados e pastagens 5,7%, florestas e arbustos 76,7%, terras incultas e improdutivas 15,3%
  • População: 750.000 (situação em 2007): asiáticos da Índia 43%, africanos 30%, mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) e mulatos (descendentes de africanos e europeus) 17%, ameríndios 9%, chineses e europeus
  • Capital: Georgetown.
  • Língua oficial: A língua oficial é o Inglês. Falam-se um crioulo inglês, o hindi, o urdu, o akawaio, os wai-wai, o arawak e os macushi.
  • Religião: Cristãos 48%: protestantes 36% e católicos 12%; hindu 29%, muçulmanos 9%, Baha’i 7%.
  • Moeda: Dólar guianense (GYD).
  • Fuso horário: UTC-4

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM GEORGETOWN

Booking.com