Home / Oceania / Ilhas Cook / Ilhas Cook: o paraíso dos Mares do Sul

Ilhas Cook: o paraíso dos Mares do Sul

As Ilhas Cook (Cook Islands) são um estado semi-independente em associação livre com a Nova Zelândia, composto por 15 pequenas ilhas localizadas entre as Ilhas da Polinésia Francesa e Samoa em uma latitude sul do equador entre 9°S e 22°S.

A área total é de 240 km². As ilhas estão espalhadas sobre uma superfície do mar, cuja área atinge 1,8 milhão quilômetros quadrados, sendo igual à área total da Itália, França, Alemanha, Espanha e Portugal).  Para dar uma idéia da vastidão da área a distância entre as ilhas exteriores do Estado Pula Puka no grupo do norte e Mangaia no grupo do sul é de 1.470 km.

Rarotonga é localizada a 3.000 km a nordeste de Auckland na Nova Zelândia, a 1.140 km a sudoeste de Tahiti na Polinésia Francesa, a 2.300 km a leste de Fiji e a 4.700 km ao sul do arquipélago das ilhas havaianas.  As ilhas podem ser divididas em duas áreas: as Ilhas Cook do Sul e as Ilhas Cook do Norte. No grupo Sul ficam na sua maioria ilhas vulcânicas com solo fértil e vegetação tropical.  Eles representam 90% da área total das Ilhas Cook.

Aqui fica a principal ilha de Rarotonga com 67 km², onde há também o pico mais alto do Estado, o Monte Te Manga com 658 metros. Outras ilhas do grupo do Sul são Aitutaki com 18 km², Atiu com 27 km², Mangaia com 52 km², Manuae com 6 km², Mauke 18 km², Mitiaro com 22 km², Palmerston com 2 km² e Takutea com 1 km², das quais apenas Manuae e Palmerston são atóis, enquanto Takutea é uma ilhota de areia.  Todas as outras ilhas são de origem vulcânica.

No grupo norte das ilhas há quase exclusivamente atóis de coral. Eles são Manihiki com 5,4 km², Penrhyn com 9,8 km², Pula Puka com 5,1 km², Rakahanga com 4,1 km² e Suwarrow com 0,4 km², enquanto Nassau com 1,2 km² é uma ilhota de areia.

As principais fontes de renda para o arquipélago são o turismo, pérolas, pesca, agricultura e serviços financeiros.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 240 km²
  • População: 20.200: Polinésianos 81,3%, polinésianos e europeus misturados 7,7%, polinésianos e não-europeus misturados 7,7%, europeus 2,4% e outros 0,9%. Mais de 50.000 indígenas das Ilhas Cook vivem na Nova Zelândia.
  • Capital: Avarua (na ilha de Rarotonga).
  • Línguas oficiais: inglês e rarotongano (Maori).
  • Religião: Cristãos: Igreja Cristã das Cook Islands/Presbiterianos 60%, Católicos 15%, Adventistas do Sétimo Dia, Mórmons, Testemunhas de Jeová —–
  • Moeda: Dólar da Nova Zelândia (NZD).
  • Fuso horário: UTC-10.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com