Home / América Central e Caribe / Dominica / Dominica: uma ilha vulcânica coberta com florestas tropicais
Trafalgar Falls, Dominica. Author Anthony Quintano. Licensed under Creative Commons Attribution
Trafalgar Falls, Dominica. Author Anthony Quintano

Dominica: uma ilha vulcânica coberta com florestas tropicais

A ilha de Dominica (Commonwealth of Dominica/Comunidade da Dominica) é uma república parlamentar associada à Comunidade Britânica e localizada nas Pequenas Antilhas entre Guadalupe e Martinica. A capital e o principal porto é a cidade de Roseau, localizado ao longo da costa do sudoeste. A ilha de Dominica é a maior com a localização a mais ao norte das Ilhas de Barlavento (Windward Islands) nas Pequenas Antilhas com uma área de 751 km².

A Dominica é uma ilha montanhosa de origem vulcânica e em boa parte coberta por exuberantes florestas tropicais. A montanha mais alta é a Morne Diablotin com 1.447 metros.  A ilha de Dominica tem um maravilhoso parque nacional: o Morne Trois Pitons National Park, que a UNESCO incluiu em 1997 no património mundial.

A origem vulcânica da ilha é evidente pela presença de um lago de água fervente:  o Boiling Lake (Lago de ebulição de cerca de 60 metros de diâmetro, sendo o segundo maior lago do mundo deste tipo com uma temperatura da água entre 80°C e 90°C.  A Valley of Desolation (Vale da Desolação) é uma área rica em fontes termais sulfurosas.

Mapa da Dominica

Mapa da Dominica

A economia da ilha é baseada na agricultura e na pesca. Cultivam-se bananas, frutas cítricas como limão e toranja, frutas tropicais, café, cacau, cana de açúcar, coco e mandioca.  O património florestal é rico. A indústria é dedicada à transformação de produtos agrícolas. A produção consiste de sucos de frutas, bebidas alcoólicas como cachaça, sabão e óleos essenciais. Uma discreta importância econômica tem o turismo.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Área: 751 km²: terras aráveis 22%, prados e pastagens 3%, florestas e arbustos 67%, terras incultas e improdutivas 8%
  • População: 71.000 (situação em 2006): Africanos 90%, Mulatos (descendentes de Europeus e Africanos) 8%, Ameríndios 2%
  • Capital: Roseau.
  • Língua oficial: A língua oficial é o inglês. Fala-se um crioulo francês.
  • Religião: Cristãos 95%: Católicos 80%, Protestantes 15%: Metodistas 5%, Igreja Pentecostal 3%, Adventistas do sétimo dia 3%, Batistas 2%, outros Protestantes 2%
  • Moeda: Dólar das Caraíbas Orientais (XCD)
  • Fuso horário: UTC-4.
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem