Home / Europa / Suécia / Suécia como chegar: voos, comboios, autocarros, ferries

Suécia como chegar: voos, comboios, autocarros, ferries

VOOS PARA A SUÉCIA E AEROPORTOS

O principal aeroporto da Suécia é o aeroporto de Estocolmo-Arlanda. A partir deste aeroporto partem e chegam a maioria dos voos intercontinentais entre a Suécia e o resto do mundo, bem como os voos para os principais destinos europeus. Éstocolmo tem dois aeroportos menores: O aeroporto de Bromma, especializado em voos domésticos, e o aeroporto de Skavsta (Nyköping), onde aterram muitas companhias aéreas de baixo custo, está localizado a 100 km ao sul de Estocolmo.

Outros grandes aeroportos internacionais da Suécia são os de Gotemburgo-Landvetter, que é o segundo maior do país, e o aeroporto de Malmö, ambos ligados com as principais capitais e destinos turísticos europeus.

Voos domésticos: O SAS – Scandinavian Airlines System é a companhia aérea nacional. SAS opera voos de ligação para as principais cidades da Suécia via Estocolmo. A maioria dos voos domésticos parte do Aeroporto de Arlanda ao norte de Estocolmo, de onde pode voar diretamente para todos os aeroportos da Suécia.

VOOS PORTUGAL/BRASIL – SUÉCIA

Portugal tem ligações aéreas directas para o aeroporto de Estocolmo-Arlanda, realizadas por: TAP Portugal (Lisboa), Scandinavian Airlines (Faro), Norwegian Air Shuttle (Faro) e SATA Internacional (Funchal, Ponta Delgada). TAP Portugal tem voos entre Lisboa e o Aeroporto de Gotemburgo-Landvetter.

Várias outras companhias aéreas tem voos com escala na Suécia, que geralmente chegam ao aeroporto de Estocolmo-Arlanda ou Gotemburgo-Landvetter. Entre as companhias aéreas, que realizam voos entre Portugal e a Suécia, há: Air France, Brussels Airlines, British Airways, Air Berlin, Germanwings, KLM, Lufthansa, Norwegian Air Shuttle, Scandinavian Airlines System, Wizz Air e Ryanair.

Para aqueles, que visitam o sul da Suécia pode ser interessante considerar os voos, que chegam ao aeroporto dinamarquês de Copenhaga.

O Brasil não tem voos directos para a Suécia, mas o país é facilmente acessível através duma escala num dos principais aeroportos europeus como Paris, Amesterdão, Londres, Lisboa e Madrid.

FERRIES PARA A SUÉCIA

Transporte internacional: Além da ponte e o túnel do Öresund a Suécia está ligada por ferry para a Dinamarca, que liga a cidade sueca de Gotemburgo com a cidade dinamarquesa de Frederikshavn. A Alemanha está ligada à Suécia através do serviço de ferry, operando entre Travemünde perto de Lübeck e a cidade sueca de Malmö. Outro porto sueco ligado por ferry da Alemanha é o de Trelleborg, de onde partem e chegam os ferries de/para Sassnitz (Mukran) e Rostock. A partir da cidade vizinha de Ystad partem os ferries para a Polônia, que connectam a Suécia com o porto polaco de Swinoujscie/Swinemünde, localizado ao norte de Szczecin/Stettin. Do porto de Éstocolmo há ligações com Tallinn na Estónia, São Petersburgo na Rússia, Riga na Letónia e Helsínquia/Helsinki/Helsingfors, Turku e as Ilhas Åland na Finlândia.

Transporte nacional: Há ferries regulares, que ligam os portos de Oskarshamn e Nynäshamn com a cidade de Visby na ilha de Gotland.

COMBOIOS PARA A SUÉCIA

Transporte internacional: As conexões com o resto da Europa são garantidas através da ponte e do túnel no estreito do Öresund, que ligam a Suécia com a Dinamarca. A rede ferroviária sueca está ligada com a Noruega para o norte na Lapónia com a cidade norueguesa de Narvik, no centro com a cidade norueguesa de Trondheim e ao sul com a capital de Oslo. A Finlândia está também ligada com a rede ferroviária sueca.

Transporte nacional: A Suécia tem uma rede ferroviária eficiente, que abrange todo o país por 11.000 quilómetros. A rede sueca é gerenciada por alguns grandes operadores ferroviários: SJ, Tågkompaniet, BK tag, LINX, Connex e Inlandsbanan.

AUTOCARROS PARA A SUÉCIA

Transporte internacional: A Suécia é bem servida por autocarros regulares e frequentes com os países vizinhos e com o resto dos países europeus.

Transporte nacional: A Suécia tem uma excelente rede de serviços de autocarro expresso entre as grandes cidades e as vilas na região central e meridional da Suécia e entre Estocolmo e as cidades e as vilas do norte.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: