Home / Europa / Bósnia e Herzegovina / Bósnia e Herzegovina: riqueza de belezas naturais, culturas e religiões

Bósnia e Herzegovina: riqueza de belezas naturais, culturas e religiões

A Bósnia e Herzegovina (Bosna i Hercegovina) é um estado nascido da desintegração da Jugoslávia. É constituído por três regiões: a Federação da Bósnia e Herzegovina, a Republica Srpska (República Sérvia da Bósnia) e o Distrito Federal de Brčko. A capital nacional é Sarajevo. Os lugares turísticos mais importantes são Mostar e o centro de peregrinação de Medjugorje.

O país está situado no oeste da Península dos Balcãs. Tem fronteiras com o Montenegro no sudeste, com a Sérvia no nordeste e no norte, sul e sudoeste com a Croácia. No sul está banhado pelo Mar Adriático para apenas 20 km. Aqui fica o porto da cidade de Neum, que é o único acesso ao mar do país.

A Bósnia e Herzegovina consiste principalmente de montanhas, enquanto no sul há uma série de planaltos cársticos atravessados pelos rios Neretva, Bosna, Vrbas e Una. O país tem uma área muito acidentada e fechada para o oeste em direção ao mar pelos Alpes Dináricos. As montanhas mais altas estão localizadas no extremo sul do país perto da fronteira com o Montenegro, enquanto no leste a terra cai para a planície da Panónia. O rio Sava marca por um longo trecho a fronteira norte com a Croácia, enquanto o rio Drina marca a fronteira oriental com a Sérvia.

O oeste da parte central do país é caracterizado pelos Alpes Dináricos, cujas montanhas têm uma altitude de mais de 2.000 metros pelo monte Ploca com 2.238 metros e o monte Vranica com 2.107 metros. No sul do país perto da fronteira com o Montenegro há a montanha mais alta da Bósnia e Herzegovina: o monte Maglić com 2.386 metros.

A Bósnia-Herzegovina é um país essencialmente agrícola com o cultivo de cereais e frutas. Pratica-se a criação de gado e a silvicultura. Dos recursos do subsolo são extraídos cobre, ferro, carvão e bauxita.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

  • Superfície: 51.197 km²
  • População: 3.981.000: bosniaks 48%, sérvios 37%, croatas 14%
  • Capital nacional: Sarajevo/Saraievo
  • Línguas oficiais: o bósnio, o croata e o sérvio
  • Religião: muçulmanos 40%, ortodoxos 31%, católicos romanos 15%.
  • Moeda: Marco convertível (BAM)
  • Fuso horário: UTC+1, Verão UTC+2.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com