Home / América do Sul / Peru / Peru: cultura dos Incas e paisagens andinas
Crianças em trajes tradicionais, Peru. Author and Copyright Nello and Nadia Lubrina
Crianças em trajes tradicionais, Peru. Author Nello and Nadia Lubrina

Peru: cultura dos Incas e paisagens andinas

O Peru (República del Perú/República do Peru) é uma república presidencial localizada no centro-oeste da América do Sul. O país está banhado a oeste pelo Oceano Pacífico e é delimitado a norte pela Colômbia e pelo Equador, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e a sul pelo Chile.  Entre o equador e 18° sul o Peru tem uma grande diversidade de paisagens: a planície costeira, a Cordilheira dos Andes e a floresta amazônica.

A zona costeira do país estende-se ao longo de 2.400 km com uma profundidade de 100 km e tem um clima típico de deserto com nevoeiro persistente em Junho e Agosto.  As principais cidades do Peru como a capital Lima, Callao, Trujillo e Chiclayo ficam aqui.

A região andina caracteriza-se por cadeias de montanhas, que estendem-se de leste a oeste: a Cordilheira Oriental, a Cordilheira Central  e a  Cordilheira Ocidental. A Cordilheira Oriental atinge a altura máxima com os montes Ausangate com 6.384 m e Salcantay com 6.271 m acima do vale do rio Urubamba.  A Cordilheira Central é a mais baixa dos três cadeias.

A Cordilheira Ocidental é a mais importante cadeia montanhosa do país. Aqui fica a imponente Cordilheira Branca com o Alpamayo de 5.947 m, dominado por Huascarán com 6.768 metros, sendo assim a montanha mais alta do Peru. Na área sul do país perto da cidade de Arequipa existem os impressionantes cones vulcânicos do Misti com 5.822 metros, do Chachani com 6.075 m e do Pichu Pichu com 5.669 metros.

O Lago Titicaca com 8.300 km², dividido entre o Peru e a Bolívia e situado a 3.810 metros de altura, é o maior lago da América do Sul e o lago navegável mais alto do mundo. Para o leste além da cordilheira andina estendem-se as vastas planícies da floresta amazônica, que representam mais de 60% do país. Aqui fluem os principais rios peruanos, incluindo o Rio Maranhão e o Rio Ucayali, que são as principais fontes do rio Amazonas.

A agricultura é pouco desenvolvida. São produzidos cereais, batatas, arroz, algodão, cana-de-açúcar, café e frutas. A pecuária de ovinos, lhamas e vicunhas é uma das actividades mais tradicionais dos povos dos Andes. Há também a criação de aves, bovinos e suínos. A pesca ao longo da costa do Pacífico é significante.

As actividades de mineração é a verdadeira espinha dorsal da economia do Peru e é já a principal riqueza do país desde a epoca colonial.São extraídos cobre, chumbo, zinco, ouro, prata, ferro, petróleo, vanádio e bismuto. Graças às muitas atrações culturais e paisagísticas do país, tais como sítios arqueológicos pré-Inca e Inca como Machu Picchu e as Linhas de Nazca, a cidade colonial de Cusco e as ruínas incaicas da área circundante, o Lago Titicaca com suas ilhas, a cidade colonial de Arequipa, a Cordilheira dos Andes e a floresta amazônica o turismo é muito importante.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

  • Superfície: 1.285.216 km²: área arável 3,2%, prados e pastagens 21,1%, florestas e arbustos 66%, terras incultas e Improdutivas 9,7%.
  • População: 28.674.000 (situação em 2007): ameríndios 45%, mestiços (descendentes de europeus e ameríndios) 37%, europeus 15%, afro-peruanos 2%, asiáticos 1%.
  • Capital: Lima.
  • Língua oficial: A língua oficial é o espanhol, falado como primeira língua de 80% da população. As populações dos Andes falam o quíchua (16,5%) e nas regiões do sul fala-se o aimará (3%).
  • Religião: católicos 89% e protestantes 6,7%.
  • Moeda: Nuevo Sol (PEN)
  • Fuso horário: UTC-5.

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM LIMA

Booking.com