Home / Europa / Grécia / Atenas atrações turísticas: que ver em Atenas
Acrópole, Atenas, Grécia. Author eGuide Travel. Licensed under the Creative Commons Attribution
Acrópole, Atenas, Grécia. Author eGuide Travel

Atenas atrações turísticas: que ver em Atenas

A capital da Grécia é conhecida no mundo por sua antiga Acrópole e pelo templo grego mais famoso, o Partenon, um majestoso edifício construído entre 440 e 430 aC. Toda a área da acrópole é um complexo de edifícios sem igual no mundo por sua beleza e importância.

O acesso a Acrópole é realizado por meio da antiga porta Beulè. A partir daqui o caminho leva ao Propileu, um edifício monumental, que é a entrada ao santuário. Perto fica o templo de Atena Nike e depois no topo da colina há o famoso Partenon, uma construção de obra-prima de Fídias, que é também o maior templo dórico construído na Grécia.

O Parthenon era o lugar onde o tesouro foi mantido e abrigava uma estátua grande de Atena. A altura dela, diz-se, atingiu 12 metros.  Na parte da acrópole, que é considerada mais sagrada, existe o Erecteion com as cariátides, as seis figuras femininas, que suportam o pórtico sul.  Além de todos estes locais monumentais vale a pena de visitar o museu da Acrópole, que coleta todos os fragmentos encontrados na área.

Partenon, Acrópole, Atenas, Grécia. Author eGuide Travel. Licensed under the Creative Commons Attribution

Partenon, Acrópole, Atenas, Grécia. Author eGuide Travel

Depois duma visita à Acrópole é aconselhável de fazer uma caminhada para o bairro circundante: a Plaka. Há um mercado bem conhecido e popular e nas ruas estreitas do bairro é possível encontrar restaurantes típicos e lojas de artesanato. Entre os vestígios arqueológicos na área da Plaka há o antigo teatro de Odeon de Herodes Atticus, o Teatro de Dionísio, a antiga Ágora e o museu adjacente.

A cultura de Atenas data de milhares de anos e ainda hoje existem museus de prestígio mundial como o Museu Nacional de Arqueologia, que abriga uma rica coleção de antiguidades clássicas. É provavelmente a mais completa do mundo em relação à arte grega antiga. O famoso Museu Benaki é dedicado à arte grega da pré-história ao século XVIII. O Museu Bizantino contém uma valiosa colecção de esculturas, ícones e mosaicos.

Nos arredores de Atenas há alguns destinos interessantes para visitar. Merecem uma visita o Mosteiro de Pentesi, fundado em 1578 e o Mosteiro de Kaisariani com afrescos do século XV. Na cidade portuária de Pireu a 10 km do centro de Atenas encontram-se o Museu Naval e o Museu Arqueológico.

O famoso Cabo Sounion, onde no promontório estão as ruínas do Templo de Poseidon, que remonta a 440 aC. Está localizado a 50 km a sudeste de Atenas. Nesta área há também alguns balneários famosos de beira-mar como as cidades de Lagonissi, Voula e Kalamaki.

Atenas Guia de viagem

Atenas: como chegar

Atenas Clima: quando ir

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

banner
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: