Home / América Central e Caribe / Aruba / Aruba: a ilha pérola do sul do Caribe
Eagle Beach, Aruba. Foto Aruba Tourism Authority.
Eagle Beach, Aruba. Foto Aruba Tourism Authority.

Aruba: a ilha pérola do sul do Caribe

No sul do Caribe, na costa da Venezuela, existem três ilhas ligadas à Holanda. Essas ilhas, com base na letra inicial do nome, também são chamadas de ilhas ABC. A letra A deste grupo de ilhas indica a ilha de Aruba. As outras duas letras indicam as ilhas de Bonaire e Curaçao. Das três ilhas, Aruba é a mais próxima da costa venezuelana, da qual fica a menos de 30 quilômetros de distância.

Turisticamente, a ilha tem cinco pontos fortes. Em nenhuma ordem particular, o primeiro é o clima seco e quente que o torna um destino privilegiado em qualquer época do ano. Aruba também está fora da área dos furacões que atingem quase todas as outras ilhas do Caribe. O segundo ponto forte é o mar e as praias da ilha. A terceira é a vegetação semidesértica do interior da ilha onde se encontra o Parque Natural Arikok.

A quarta e a quinta forças estão intimamente ligadas: a população acolhedora e hospitaleira, muito variada, e a gastronomia da ilha que reflecte a variedade da população. Entre os pratos típicos da culinária da ilha: Bolo Preto (bolo local), Keshi Yena (caldeirada de queijo), Pastechi (massa quebrada recheada) e Funchi (versão arubana da polenta). Tudo dentro de um quadro muito amplo da oferta hoteleira: na ilha você encontrará grandes hotéis de luxo e hotéis boutique, apartamentos e maravilhosas vilas privadas.

Boca Grandi, Aruba. Foto Aruba Tourism Authority.
Boca Grandi, Aruba. Foto Aruba Tourism Authority.

PRAIAS

No imaginário coletivo, Aruba indica mar azul e praias de areia branca. As praias de Aruba são todas públicas e de livre acesso. As duas praias mais bonitas da ilha são Eagle Beach e Palm Beach, todas localizadas ao longo da costa noroeste. Mais ao norte, ao longo do mesmo trecho da costa, estão as praias de Hadicurari, Arashi e Malmok.

Além dos recifes de coral imaculados, os entusiastas do mergulho também encontrarão alguns naufrágios fascinantes. Os dois mais famosos são os de Pedernales e Antilla, que datam da Segunda Guerra Mundial.

Dos Playa, Aruba. Foto Aruba Tourism Authority.
Dos Playa, Aruba. Foto Aruba Tourism Authority.

UM PARQUE NACIONAL COBRE 20% DA ILHA

20% do território da ilha é protegido por um parque nacional, o Parque Nacional Arikok. Aqui, em uma paisagem semidesértica pontilhada de cactos, você encontrará arcos naturais, cavernas, piscinas naturais e costas imaculadas.

A costa Nordeste é a costa mais selvagem da ilha, aqui as estradas não são asfaltadas, então você precisa de um veículo off-road para explorá-la totalmente. Aqui você encontrará as ruínas da mina de ouro Bushiribana, a ponte natural Baby Bridge, a selvagem praia de Andicuri, a piscina natural Conchi, as cavernas Guadirikiri e Fontein e as praias de Boca Brins e Dos Playa. No interior encontram-se as formações rochosas de Casibari e Ayo. Enquanto no extremo sul da ilha estão a praia selvagem de Boca Grandi e, do outro lado, as praias mais calmas de Rodger’s Beach e Baby Beach.

Um arco natural
Um arco natural. Foto Aruba Tourism Authority.

UM DESTINO IDEAL PARA FAMÍLIAS COM CRIANÇAS

A ilha também é um destino ideal para famílias com crianças. Algumas praias também são perfeitas para crianças pequenas, como as de Baby Beach, Palm Beach e Arashi Beach. Não só para crianças, mas também para adultos, outra visita a fazer é a Quinta das Borboletas, um jardim tropical repleto de numerosas e coloridas espécies de borboletas. Uma visita ao Santuário de Burros, um meio de transporte do passado da ilha, também pode ser interessante.

Se você visita a ilha entre março e novembro, também terá a sorte de admirar o espetáculo emocionante da eclosão das tartarugas marinhas. Aruba é um dos locais de nidificação de algumas espécies de tartarugas. Se tiver sorte, poderá avistá-los nas praias de Eagle Beach, Boca Grandi e no Parque Nacional Arikok.

Paisagem no Arikok National Park, Aruba. Foto Aruba Tourism Authority.
Paisagem no Arikok National Park. Foto Aruba Tourism Authority.

A CAPITAL DA ILHA

Uma visita à ilha não está completa sem visitar a capital Oranjestad, uma cidade de estilo colonial holandês. Aqui você encontrará edifícios históricos e casas em tons pastéis típicas da arquitetura do Caribe holandês. Entre os edifícios mais interessantes estão a Câmara Municipal, o Hotel Colômbia e o Forte Zoutman, construído em 1798. No forte está o Museu de História de Aruba. Outro museu interessante é o Museu Arqueológico.

Estrela do Mar
Estrela do Mar. Foto Aruba Tourism Authority.

FOLCLORE E PRODUTOS TÍPICOS

Para os interessados ​​em arte de rua, o lugar a visitar é San
Nicolas. Aqui você encontrará murais coloridos, feitos por artistas de todo o mundo. Entre as festas locais o lugar de honra é o Carnaval. Com mais de um mês de comemorações, esta é de fato a festa mais espetacular de Aruba.

Voltando de Aruba, entre os produtos para presentear seus entes queridos, certamente estão os do artesanato local. “Made in Aruba” é o logotipo que certifica que o produto foi inteiramente feito na ilha. Entre os produtos típicos encontram-se os charutos (Aruhiba), o rum (Rum Palmera), a cerveja (Birra Balashi), a babosa (museu e fábrica de babosa) e os molhos picantes.

Uma coisa interessante: a água da torneira de Aruba é potável; na verdade, há a maior usina de dessalinização do Caribe na ilha.

Andicuri
Andicuri, Aruba. Foto Aruba Tourism Authority

COMO CHEGAR

A ilha tem um grande aeroporto internacional, o Aeroporto Internacional Queen Beatrix, que está bem conectado a vários destinos do Caribe. Também há voos frequentes para a América do Norte e América do Sul. Enquanto da Europa há vôos do aeroporto de Amsterdã. Para quem vem da Europa, há duas possibilidades: fazer escala em Amsterdã e depois com a KLM chegar a Aruba, ou parar em Miami e depois chegar em Aruba com a American Airlines.

Eagle Beach, Aruba. Foto Aruba Tourism Authority.
Eagle Beach, Aruba. Foto Aruba Tourism Authority.

Foto: Aruba Tourism Authority.

ACOMODAÇÕES, APARTAMENTOS, B & B E HOTÉIS

Booking.com
Close
Inscreva-se no nosso canal YOUTUBE
Se você gosta de viajar, inscreva-se no nosso canal de viagens YOU TUBE: