Home / América Central e Caribe / Caribe Neerlandês / Para o Caribe com as crianças: a ilha de São Martinho
Andrea nas ruas de Marigot, São Martinho. Autor e copyright Marco Ramerini
Andrea nas ruas de Marigot, São Martinho. Autor e copyright Marco Ramerini

Para o Caribe com as crianças: a ilha de São Martinho

A ilha de São Martinho (Saint-Martin/Sint Maarten) é uma ilha vulcânica, localizada na parte norte das Pequenas Antilhas. São Martinho tem uma identidade única: o seu território é dividido desde 1648 entre a França e os Países Baixos. A ilha tem nos seus 90 quilómetros quadrados uma única variedade de raças, línguas, culturas, gastronomia, religiões e não menos importante de praias e lojas.

São Martinho é bem servido por um grande aeroporto internacional – localizado do lado neerlandês da ilha – , facilmente acessível a partir da Europa, sobretudo a partir de Amesterdão e de Paris e dos Estados Unidos. As horas de voo são entre 7 e 11 horas para quem vem da Europa ou do Brasil, enquanto a ilha é apenas 4 horas de avião de Nova Iorque.

São Martinho é muito mais animado e desenvolvido, se o comparamos com a tranquila Anguilla que visitamos na semana anterior. Em particular notamos uma diferença entre o lado neerlandês mais americanizado com grandes hotéis e grandes centros comerciais e o lado francês com ambiente mais calmo, relaxado e com um certo charme francês.

Andrea no aeroporto de São Martinho. Autor e copyright Marco Ramerini

Andrea no aeroporto de São Martinho. Autor e copyright Marco Ramerini

Para visitar a ilha em liberdade reservamos várias semanas antes de sair um carro no site Rental Cars. Uma vez na ilha retiramos o nosso carro e começamos a explorar a ilha. A população é muito simpática e com uma criança pequena é ainda mais fácil conhecer as pessoas e socializar. No nosso hotel – o Hotel Beach Plaza – Andrea adquire conquistas e recebe pequenos presentes pelos receptionistas. Quando andamos na rua em Marigot – a principal vila da parte francesa da ilha – algumas vezes ouvimos alguém chamar Andrea: São os hóspedes miúdos do hotel, que o reconheceram e o cumprimentaram.

Uma das atrações de São Martinho, que gostam os filhos – mas também os adultos – são os aviões, que aterram no aeroporto Princess Juliana International. A aterragem e descolagem de aeronaves ocorre praticamente do lado direito da praia de Maho Bay. Ao longo da praia há um bar famoso, onde pode-se admirar os aviões e tirar fotos espetaculares. Aqui há um painel eletrónico, que mostra o horário de chegada e partida dos voos do dia. Para o nosso filho Andrea era uma experiência tanto adorada, que voltamos várias vezes para Maho Bay para assistir às aviões.

Maho Bay, Sint Maarten. Author and Copyright Marco Ramerini

Maho Bay, Sint Maarten/São Martinho. Author Marco Ramerini

O explorador descansa, São Martinho. Autor e copyright Marco Ramerini

O explorador descansa, São Martinho. Autor e copyright Marco Ramerini

Na vila de Marigot há um mercado interessante e característico, tendo lugar às quartas-feiras e sábados. Aqui existem restos dum forte interessante francês – o Fort-Louis – com vista para a baía. As crianças, se preparamo-los antes com histórias de corsários e piratas, adoram certos lugares cheios de história e charme. Mesmo do lado neerlandês da ilha na baía de Philipsburg conseguimos encontrar os restos duma fortaleza – o Fort Amesterdão – , localizada dentro dum complexo hoteleiro. Pode ser visitado sem problemas. Basta dizê-lo ao guardião, o qual vai oferecer uma entrada livre.

Na localidade principal do lado neerlandês Philipsburg atracam grandes navios de cruzeiro. É um show, que as crianças realmente gostam. A vila está cheia de lojas, onde pode encontrar também bares e restaurantes. Aqui existe uma praia longa e agradável.

O destaque de férias na ilha são suas praias. São Martinho é chamado a ilha das 36 praias. Algumas das praias – como Le Galion – são apropriadas às crianças. Entre as praias para crianças ou seja com águas rasas e ondulação moderada ao lado da praia de Le Galion, situada na costa leste da ilha, há a bela praia de Pinel (Îlet Pinel), que é acessível por um barco confortável da Baía de Cul de Sac no nordeste de São Martinho. A praia de Pinel é uma faixa triangular de areia muito adequada para crianças pequenas como a nossa com águas rasas e sem ondas.

A uma curta distância da praia de Le Galion fica a fazenda de borboletas – Ferme aux papillons – , onde pode gozar livremente uma infinidade de borboletas coloridas de todos os cantos do planeta Terra. A fazenda está aberta das 9 às 15.30 horas. Lembre-se de usar roupas coloridas, que atraem borboletas, que voam em torno de você e de seus crianças encantadas e divertidas.

Para o Caribe com as crianças: a ilha de Anguilla.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

ALOJAMENTOS E HOTÉIS EM SÃO MARTINHO (SINT MAARTEN/SAINT-MARTIN)

Booking.com