Home / Europa / Reino Unido / O Big Ben e o Palácio de Westminster: a Casa do Parlamento britânico
Westminster Palace (Houses of Parliament), Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Niccolò di Lalla
Westminster Palace (Houses of Parliament), Londres, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Autor e Copyright Niccolò di Lalla

O Big Ben e o Palácio de Westminster: a Casa do Parlamento britânico

O Palácio de Westminster, também conhecido como as Casas do Parlamento, é o lugar, onde as duas Casas do Parlamento do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte (a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns) conduzem as suas sessões. O edifício está localizado na margem norte do rio Tâmisa e é parte do património mundial da UNESCO.

A parte mais antiga do edifício é o Westminster Hall, que foi construído em 1097. O edifício foi originalmente usado como uma residência real. A maior parte da estrutura atual foi construída no século XIX, quando o palácio foi reconstruído depois que foi quase totalmente destruído por um incêndio em 1834. Os arquitetos responsáveis pela reconstrução do palácio foram Sir Charles Barry e Augustus Welby Pugin. O palácio é um exemplo do estilo neo-gótico contendo mais de 1.000 quartos. Os mais importantes dos quais são a Câmara dos Lordes e a Câmara dos Comuns.

 Em 1987 a UNESCO entrou o palácio de Westminster na lista do património cultural mundial. A inclusão nesta lista inclui também a Abadia de Westminster e a pequena igreja medieval de St. Margaret, construída no estilo gótico perpendicular.

Big Ben, Londres, Reino Unido. Autor e Copyright Niccolò di Lalla

Big Ben, Londres, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte. Autor e Copyright Niccolò di Lalla

O Big Ben é o nome da torre do relógio do Palácio de Westminster. A torre foi construída após que o antigo Palácio de Westminster foi destruído por um incêndio em 1834. Para a construção da torre do relógio do Palácio de Westminster foram empregados 13 anos e a torre foi concluída em 1856. A torre foi projetada no estilo gótico vitoriano e tem uma altura de 96,32 metros. Na época da sua construção o mecanismo do relógio foi o maior do mundo. O relógio do Big Ben tem um diâmetro de 2,44 metros, pesa 13,5 toneladas e foi fundido em 1858 por George Mears.

Próximo ao Big Ben e as Casas do Parlamento fica a Abadia de Westminster e não longe encontra-se a famosa Downing Street, o Palácio de Buckingham e os jardins do parque de St James. Noutra margem do rio Tâmisa ficam a British Airways London Eye e o Aquário de Londres.

Como chegar: Para chegar ao Big Ben e as Casas do Parlamento a paragem do metro é a de Westminster e vai sair para a direita sob o Big Ben.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

HOTÉIS, ALOJAMENTOS, APARTAMENTOS E B & B

Booking.com