Home / Europa / Espanha / Castela-Mancha: a terra de Dom Quixote
Molina de Aragon, Castela-Mancha, Espanha. Author A. Barra. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike
Molina de Aragon, Castela-Mancha, Espanha. Author A. Barra

Castela-Mancha: a terra de Dom Quixote

Castela-Mancha (Castilla-La Mancha) é uma região do centro da Espanha, nascida a partir da divisão da antiga região histórica de Castela-a-Nova em duas novas entidades: a Comunidade de Madrid e Castela-Mancha. A região, tendo como sua capital Toledo, é formada das 5 províncias: Albacete, Ciudad Real, Cuenca, Guadalajara e Toledo.

Localizado no centro da Espanha, não tem acesso ao mar, mas faz fronteira a sul pela Andaluzia e Múrcia, a leste pela Comunidade de Valência e Aragão, a norte pela Castela e Leão e a região de Madrid e a oeste pela Estremadura. A região tem uma economia predominantemente agrícola. São cultivados amplamente cereais, videiras e oliveiras e dispõe duma pecuária importante.

Geograficamente a região de Castela-Mancha é formada na maior parte do trecho sul da Meseta Central: La Mancha, um planalto semi-deserto, que está localizado a uma altura de 700 metros.  Os dois principais rios. que atravessam o planalto são o Tejo e o Guadiana. Em torno da meseta encontram-se as cadeias de montanhas:  ao norte estão as montanhas do Sistema Central com a Sierra de Gredos, no nordeste ficam as montanhas do Sistema Ibérico e finalmente para o sul estão a Serra Morena e os Montes de Toledo.

Molinos de Consuegra, Castela-Mancha, Espanha. Author Pavle Madrid. Licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike

Molinos de Consuegra, Castela-Mancha, Espanha. Author Pavle Madrid

A Castela-Mancha é famosa por ser a região de Dom Quixote de La Mancha, a principal obra do escritor espanhol Miguel de Cervantes. No imaginário coletivo a região é lembrada por moinhos de vento, olivais e vinhas.

Entre as coisas interessantes para visitar em Castela-Mancha há muitos castelos como Belmonte, Molina de Aragón, Zorita de los Canes, Alarcón, Almansa, Torija e Campillo de Dueñas, as pequenas vilas medievais da região como Sigüenza e Uclés e a área dos moinhos de vento em Campo de Criptana e Consuegra. O turismo rural e natural da região oferece dois parques nacionais, a saber o Parque Nacional de las Tablas de Daimiel e o Parque Nacional de Cabañeros e além disso cinco parques naturais.

A região contém três locais declarados Património da Humanidade pela UNESCO: a cidade histórica de Toledo, a cidade murada de Cuenca e a arte pré-histórica da Bacia do Mediterrâneo na Península Ibérica com vários locais em diferentes regiões da Espanha.

Texto português corrigido por Dietrich Köster. 

Castela-Mancha, Espanha

Castela-Mancha

CASTELA-MANCHA

  • Área: 79.463 km²
  • População: 2.081.000 (censo de 2009)
  • Capital: Toledo
banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem