Home / Europa / Espanha / Canárias: ilhas vulcânicas ao largo da costa da África
El Hierro, Ilhas Canárias, Espanha. Author Jose Mesa (Mataparda). Licensed under the Creative Commons Attribution
El Hierro, Ilhas Canárias, Espanha. Author Jose Mesa (Mataparda)

Canárias: ilhas vulcânicas ao largo da costa da África

As Ilhas Canárias são um arquipélago, situado no Oceano Atlântico ao largo do litoral africano de Marrocos entre 27º 37′ e 29º 25′ de latitude norte e 13º 20′ e 18º 10′ de longitude leste. Eles formam uma das comunidades autónomas da Espanha.

O arquipélago cobre no total 7.447 km² e tem uma população de mais de 2.000.000 de habitantes e consiste de oito ilhas principais: Tenerife com 2.034 km², Fuerteventura com 1.659 km², Gran Canaria com 1.560 km², Lançarote com 845 km², La Palma com 708 km², La Gomera com 369 km², El Hierro com 268 km² e La Graciosa com 29 km².

Administrativamente a Comunidade Autónoma das Ilhas Canárias é constituída de duas províncias: a de Las Palmas com a capital de Las Palmas de Gran Canaria e a de Santa Cruz de Tenerife com a capital de Santa Cruz de Tenerife. Tenerife é a ilha mais populosa com 900.000 habitantes.

As ilhas são de origem vulcânica e em grande parte semi-desertas. Sua geografia tem importantes costas rochosas e montanhas, incluindo a montanha mais alta da Espanha: o vulcão Teide com 3.718 metros, que está localizado na ilha de Tenerife.

Ilhas Canárias

Ilhas Canárias

As belezas naturais favorecem a indústria do turismo, que é juntamente com a agricultura e a pesca a principal atividade económica do arquipélago. As Ilhas Canárias são conhecidas pelas suas longas praias banhadas pelo Oceano Atlântico. As Ilhas Canárias são ricas em atrativos naturais. Há quatro parques nacionais (Parque Nacional de Timanfaya (Lançarote), Parque Nacional del Teide (Tenerife), Parque Nacional de la Caldera de Taburiente (La Palma), Parque Nacional de Garajonay (La Gomera)) e 9 parques naturais.

Nas Ilhas Canárias há 3 locais declarados Património Mundial pela UNESCO: o Parque Nacional de Garajonay na ilha de La Gomera, o Parque Nacional de Teide e a vila de San Cristóbal de La Laguna na ilha de Tenerife.

Texto português corrigido por Dietrich Köster.

CANÁRIAS

  • Área: 7.447 km²
  • População: 2.098.000 (2009)
  • Capitais: Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas de Gran Canaria

banner
Siga-nos no Facebook
Mantenha-se informado sobre Guia Viagem